Boato – Elvis Presley está vivo e foi colocado em programa de proteção de testemunhas do FBI.
Análise
Umas das maiores lendas da história da humanidade é a que envolve o astro Elvis Presley. Após a sua morte prematura, muitos passaram a não acreditar que ele tivesse morrido. Hoje, vamos falar de mais uma destas teorias.
Um texto com um print de uma matéria do tabloide britânico Express afirma que Elvis estaria vivo e que foi colocado sob proteção de testemunhas pelo FBI após colaborar em uma operação contra criminosos perigosos. Leia:
Elvis VIVO? FBI arquiva ‘cantor do show foi colocado em PROTEÇÃO DE TESTEMUNHAS’ em meio a temores de segurança ELVIS Presley está vivo e foi colocado sob proteção de testemunhas após seu trabalho com o FBI, de acordo com uma alegação escandalosa de um autor americano.
Checagem
A matéria é de 2019, mas circulou nos últimos dias. Só que a mensagem que circula omite detalhes que revelam o fake. Para checar o conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) Elvis Presley está vivo? 2) O FBI tem algum arquivo que mostra que Elvis Presley entrou em um programa de testemunhas? 3) Por que o The Express publicou a história?
Elvis Presley está vivo?
Não. Elvis Presley morreu em 16 de agosto de 1977, em Graceland, Memphis, Tennessee, aos 42 anos, devido a complicações relacionadas à sua saúde, confirmadas por relatórios médicos e laudos de autópsia. Não há evidências confiáveis que sustentem a ideia de que ele forjou sua morte ou que esteja vivo. Nem mesmo a matéria aponta para isso.
O FBI tem algum arquivo que mostra que Elvis Presley entrou em um programa de testemunhas?
Não. O FBI realmente possui documentos relacionados a Elvis Presley, mas eles se referem a investigações de extorsão envolvendo pessoas que ameaçaram o cantor. Esses documentos foram tornados públicos pelo Freedom of Information Act e não indicam qualquer envolvimento dele em operações ou programas de proteção de testemunhas.
A própria matéria do Express aponta que a teoria não se sustentava com a realidade e que, na realidade, era defendida por uma pessoa que acreditava que Elvis não havia morrido.
Por que o The Express publicou a história?
A publicação sensacionalista é baseada em teorias da conspiração sem fundamento promovidas por autores e fãs que se recusam a acreditar na morte de Elvis Presley. Como um “bom” (ou péssimo) caça-clique, a matéria tem um título que não condiz
Conclusão
Fake news ❌
A história de que Elvis Presley está vivo e sob proteção de testemunhas do FBI é falsa. O astro morreu em 1977, e os documentos do FBI relacionados a ele não mencionam qualquer programa de proteção. A própria matéria que seria a fonte não endossa a teoria.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)