Boato – Vídeo mostra manifestantes soltando fogos de artifício e gritando em frente ao apartamento de Ivete Sangalo, em Salvador (BA).
Durante as eleições de 2018, diversos artistas brasileiros foram duramente criticados por seguirem a ideia de que “política não se discute”. Para muitos fãs, as personalidades públicas representam uma influência e, por isso, deveriam discutir sobre assuntos que afetam não só o trabalho deles como também o futuro do país.
Dentre os artistas mais criticados naquele período está a cantora Ivete Sangalo, que foi taxada de “isentona”. Mas as coisas mudaram ao longo da pandemia. No dia 29 de dezembro de 2021, durante um show em Natal (RN), a cantora incentivou que seus fãs continuassem a gritar frases contra o presidente Jair Bolsonaro.
E é claro que a atitude de Ivete Sangalo não passou em branco por apoiadores de Bolsonaro. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a cantora teria sentido a fúria de bolsonaristas. Segundo a publicação, manifestantes teriam protestado em frente ao apartamento de Ivete Sangalo, após a atitude da cantora durante seu show em Natal (RN). Ainda segundo a publicação, um vídeo mostraria os manifestantes soltando fogos de artifício e gritando “ei, Ivete, vai tomar no **”, em frente ao apartamento da cantora, em Salvador (BA). Confira:
Versão 1: “Vevete perdeu a oportunidade de ficar calada, pessoal foi pra frente do apartamento dela em salvador e mandou um alto e bom coro:”Ivete, vai tomar no cool”. Versão 2: “Em frente ao apartamento da Ivete Sangalo em Campo Grande, Salvador. Os baianos mandam ela tomar no cool”.
Manifestantes protestam em frente ao apartamento de Ivete Sangalo, mostra vídeo?
A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e fez sucesso em grupos bolsonaristas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo.
Ao olhar a publicação, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.
Além disso, já faz algum tempo que a cantora Ivete Sangalo tem sido vítima de inúmeras histórias falsas. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que um vídeo mostraria Ivete Sangalo usando cocaína antes de um show. Também a que indicava que a cantora teria deixado o marido e assumido uma relação com outra mulher e, por fim, a que apontava que Ivete Sangalo teria sido flagrada em uma festa de família durante a pandemia.
Ao procurar por informações sobre supostos protestos contra a cantora Ivete Sangalo, após o ocorrido no dia 29 de dezembro de 2021, nada encontramos. Pelo contrário, descobrimos um desmentido da agência Lupa sobre o assunto. Segundo dados da Lupa, o protesto não teve nada a ver com a cantora Ivete Sangalo, mas sim com o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani (alvo dos protestos).
No dia 12 de janeiro de 2022, a torcida organizada do Bahia se reuniu, em frente à residência do presidente do clube, para manifestar seu descontentamento com a atual situação do time. Rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro, o Bahia vive um momento delicado. No dia 8 de janeiro de 2022, a torcida organizada já havia invadido o Centro de Treinamento do Bahia para cobrar tanto os jogadores quanto a diretoria. Mas a ação irritou os dirigentes do clube, que repudiaram o ocorrido e denunciaram os envolvidos à polícia. O atrito levou à manifestação do dia 12, realizada em frente à casa do presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, que contou com fogos de artifício e bateria. Mas o ato não durou muito e acabou sendo dispersado pela Polícia Militar.
Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra manifestantes protestando em frente à residência de Ivete Sangalo, em Salvador (BA), é falsa! O vídeo, de fato, foi gravado em Salvador (BA), mas não tem nada a ver com a cantora. As imagens gravadas no dia 12 de janeiro de 2022 mostram a torcida organizada do Bahia protestando em frente à casa do presidente do clube, Guilherme Bellintani. O motivo do protesto foi o rebaixamento do Bahia para a Série B do Campeonato Brasileiro e a insatisfação dos torcedores com a atual diretoria do clube. Ou seja, a história não passa de balela!
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3HIppbu |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |