Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Mário Quintana não é o autor do texto “O Laço e o Abraço”

Mário Quintana não é o autor do texto “O Laço e o Abraço”

Mário Quintana é o autor do texto O Laço e o Abraço, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O texto “O Laço e o Abraço” é de autoria do poeta gaúcho Mário Quintana.

Análise

Há poucos dias, o Boatos.org desmentiu uma fake news que apontava para um suposto poema de Mário Quintana. Hoje, vamos ter que falar de outro conteúdo similar.

Tem circulado na internet um texto com o título “O Laço e o Abraço”, que seria do poeta gaúcho. No texto, Mário Quintana teria feito uma reflexão sobre o amor e a amizade. Leia o texto que circula em diversas redes sociais e sites:

O Laço e o Abraço Meu Deus! Como é engraçado! Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço… uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço. E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando… devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.

Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido. E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço. Ah! Então, é assim o amor, a amizade. Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita. Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade. E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços. E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço. Então o amor e a amizade são isso… Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam. Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço! Mario Quintana

Checagem

Já há alguns anos o texto circula pela web com o crédito de Mário Quintana. Porém, o autor não é ele. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Mário Quintana é o autor do texto “O Laço e o Abraço”? 2) Quem é o autor do texto “O Laço e o Abraço”? 3) Quais são outros textos falsamente atribuídos a Mário Quintana?

É verdade que Mário Quintana é o autor do texto “O Laço e o Abraço”?

O poema “O Laço e o Abraço” é frequentemente atribuído a Mário Quintana, mas na verdade, ele não é o autor. Esse é um dos muitos textos erroneamente creditados a ele. Não existem registros confirmados de que ele tenha escrito esse poema. Ao contrário, o verdadeiro autor é conhecido.

Quem é o autor do texto “O Laço e o Abraço”?

O texto é de autoria de Maria Beatriz Marinho dos Anjos. O texto foi escrito há mais de 30 anos e foi falsamente atribuído a Mário Quintana. Porém, a própria autora resolveu lança um livro infantil com o poema e ilustrações. Na página de vendas, ela até menciona o episódio. Leia:

Do que é feita a vida? De laços e abraços. Se o laço amarra e solta o cabelo, o vestido, o presente, assim também é o abraço, enlaçando os sentimentos, bem pertinho do coração. Este texto foi escrito há mais de 30 anos e a ele se atribuiu, no universo amplo e às vezes incerto da internet, autoria ao grande poeta Mário Quintana. No entanto, é de Maria Beatriz Marinho dos Anjos “O laço e o abraço”, um livro para crianças pequenas e crianças grandes, enlaçadas todas no amor.

Quais são outros textos falsamente atribuídos a Mário Quintana?

No texto que escrevemos desmentindo a fake news sobre a autoria do texto A Idade de Ser Feliz, fizemos uma lista de obras falsamente atribuídas a ele. “Não é de hoje que textos falsos atribuídos a Mário Quintana circulam online. Já desmentimos autorias falsamente atribuídas aos textos “Deixem-me envelhecer“, “Se for” e “Chapéu de Flor“”, falamos na ocasião.

Conclusão

Assim como nos outros casos que estão circulando na internet, é falso que Mário Quintana seja o autor do texto O Laço e o Abraço. Trata-se de uma falsa atribuição de texto a ele. Algo que não é, inclusive, incomum na internet.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).