Boato – Paolla Oliveira foi processado pelo Banco do Brasil por colocar a segurança financeira em risco ao revelar investimento em criptomoedas no programa do Bial.
Análise
Há um tipo de conteúdo que circula junto com golpes na internet e já virou até um meme. Ele aponta para uma suposta entrevista interrompida, um processo de um banco e um “investimento incrível”.
Desta vez, a história aponta que a atriz Paolla Oliveira teria feito uma declaração no programa “Conversa com Bial” que colocaria em risco a segurança financeira do Brasil. A história também sugere que o “Banco Nacional do Brasil” teria interrompido a transmissão do programa e que haveria pedidos para destituir a cidadania e deportar Paolla.
Ao final do texto, que está sendo promovido por meio de links pagos em redes sociais como o Facebook, Instagram e YouTube, há um link para o suposto “superinvestimento” em criptomoedas que garantiu a riqueza. Leia trechos do texto:
Por que as palavras de Paolla Oliveira colocam em risco a segurança financeira de todo o Brasil? Por causa dessas palavras, ele quer ser destituído de sua cidadania e deportado do país. O programa “Conversa com Bial” se viu no centro de um turbilhão após a participação de Paolla Oliveira, que despertou uma onda de reações entre os espectadores durante sua entrevista no talk show.
A “revelação involuntária” de Paolla Oliveira, aparentemente, gerou uma enxurrada de mensagens para a central de atendimento do canal. No entanto, a situação tomou um rumo dramático quando a transmissão foi repentinamente interrompida por uma ligação do Banco Central do Brasil, exigindo a imediata suspensão do programa.
Checagem
Não é de hoje que histórias assim circulam na internet. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que o Banco Nacional do Brasil vai processar Paolla Oliveira por causa de uma fala sobre criptomoedas? 2) Paolla Oliveira fez alguma recomendação para a plataforma de criptomoedas? 3) Vale a pena investir nas tais criptomoedas?
É verdade que o Banco Nacional do Brasil vai processar Paolla Oliveira por causa de uma fala sobre criptomoedas?
Não. A história é mais uma versão de um fake mais do que manjado. Ele ocorre da seguinte maneira: um link chamativo falando de um “escândalo” por conta de uma entrevista de um famoso (há fakes sobre figuras como Ronaldo, Luciano Hang, Nicole Bahls e outros) é promovido por links pagos e serve para promover o “incrível investimento” (que promete ganhos irreais).
Só tem um detalhe: nunca há o tal processo (até porque o Banco Central sequer se chama Banco Nacional do Brasil) e a entrevista utilizada nada tem a ver com interrupção ou criptomoedas.
Paolla Oliveira fez alguma recomendação para a plataforma de criptomoedas?
Paolla Oliveira já deu entrevistas algumas vezes no programa Conversa com Bial (a última delas em maio deste ano, quando promoveu a série Justiça). Porém, não tem nada sobre investimento em criptomoedas.
O mesmo pode ser dito em relação a outras manifestações públicas da atriz. Ela nunca fez a tal menção ao incrível investimento.
Vale a pena investir nas tais criptomoedas?
De forma alguma. Uma plataforma que não tem qualquer certificação, promete ganhos irreais e sustentável e ainda se utiliza de anúncios fraudulentos? Investir em algo do tipo é tão seguro como enviar dinheiro para o “urubu do Pix“.
Conclusão
Golpe ⚠️
As alegações de que Paolla Oliveira fez uma declaração que ameaça a segurança financeira do Brasil, que o Banco Central interrompeu a transmissão do programa, e que há pedidos para destituir sua cidadania e deportá-la são falsas. O propaganda é mais uma história falsa que visa fomentar um golpe daqueles.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).