Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > É falso que Polícia Federal tenha encontrado túnel na casa de Deolane Bezerra

É falso que Polícia Federal tenha encontrado túnel na casa de Deolane Bezerra

Polícia encontrou um túnel na casa de Deolane Bezerra, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – A Polícia Federal encontrou um túnel na casa da influenciadora digital Deolane Bezerra.

Análise

Um vídeo muito chamativo está circulando com todas as forças na internet. Ele mostra o que seria algo bombástico relacionado ao caso Deolane Bezerra.

No vídeo é dito que a Polícia Federal teria encontrado um túnel na casa da influenciadora digital “polícia encontra túnel na casa de deolane e ela e presa novamente”, diz uma das legendas do vídeo. Leia a transcrição dele:

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

A Polícia Federal encontrou, nessa manhã, um túnel na casa da advogada Deolane Bezerra, em São Paulo. A Federal foi chamada ao local após uma notificação anônima de vizinhos da influenciadora, que relataram algo estranho acontecendo desde que ela foi presa.

Quando chegaram, os policiais foram recebidos pelos parentes, que pareciam muito nervosos. Eles tentaram impedir a entrada dos oficiais, mas os policiais insistiram e decidiram realizar uma busca. Ao entrarem no quarto de Deolane, notaram que o chão próximo à cama parecia ter sido recentemente mexido. Um dos policiais, então, afastou a cama para o lado.

Foi aí que uma descoberta inacreditável foi feita: uma entrada coberta apenas por um tapete. Intrigados, os policiais decidiram descer pelo túnel. A irmã de Deolane, Elaine, começou a gritar desesperadamente, pedindo que não entrassem.

No entanto, os policiais continuaram. As paredes do túnel pareciam recentes, como se o barro ainda estivesse molhado. Conforme avançavam, encontraram objetos estranhos no chão, e o clima ficou cada vez mais tenso. Um pressentimento terrível parecia emanar do fundo do túnel.

Quando chegaram, enfim, ao fim do túnel, o que eles encontraram deixou todos chocados, e eles chamaram reforços imediatamente. Você não vai acreditar na coisa horrível que eles encontraram. Siga a página e comente “Deolane” para ver a parte 2.

Checagem

Vimos versões da história que acumularam milhões (isso, milhões) de visualizações na internet. Dada a repercussão temos que vir aqui para desmentir a fake news. Para tanto, as perguntas que serão respondidas são as seguintes: 1) É verdade que Polícia Federal encontrou um túnel na casa de Deolane Bezerra? 2) Como o vídeo que fala do túnel na casa de Deolane Bezerra foi feito? 3) Qual a motivação para a criação de vídeos como este?

É verdade que Polícia Federal encontrou um túnel na casa de Deolane Bezerra?

Não. Ao buscar por qualquer informação que aponte para a tal descoberta por parte da Polícia Federal, nada encontramos. Se a tal “bomba” fosse real, com certeza teria virado notícia na mídia (que tem feito uma cobertura incessante do caso). Para além disso, a forma que o vídeo foi feito e a motivação também revelam a farsa.

Como o vídeo que fala do túnel na casa de Deolane Bezerra foi feito?

Todo o vídeo (imagens, locução e, provavelmente, roteiro) foram criados com ferramentas de inteligência artificial. Isso é possível ver pelas marcas d’água dos vídeo, pela voz automatizada e pelas imagens (que, em sua maioria, nada têm a ver com Polícia Federal ou Deolane).

Qual a motivação para a criação de vídeos como este?

Ganhar dinheiro. A prova disso está na própria lista de vídeos do canal. O que mais tem é fake news sobre “túnel encontrado” na casa de fulano. Além de Deolane, há casos citando a advogada de Deolane Bezerra e “uma idosa”.

Conclusão

É falso que a Polícia Federal tenha encontrado um túnel na casa de Deolane Bezerra. O conteúdo que está circulando é uma fake news criada por um canal do TikTok que visa monetizar com sensacionalismo e balelas.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).