Boato – A cantora Preta Gil morreu aos 49 anos de idade por causa de um câncer que ela vinha lutando.
Análise
Infelizmente, um dos tipos de fake news mais recorrentes na internet nos últimos tempos tem apontado para morte de celebridades. A mais nova história fala sobre a cantora Preta Gil.
Recentemente, de vídeos com títulos alarmantes sobre a morte dela: “URGENTE! ‘ELA LUTOU MUITO’ HOSPITAL CONFIRMA NOSSA AMADA PRETA GIL LUTA” e “PRETA GIL NOS DEIXA AOS 49 ANOS. ATUALIZAÇÃO DO ESTADO DE SAÚDE”, dizem duas versões. As mensagens provocam preocupação e comoção e sugerem que a cantora teria falecido.
Checagem
O conteúdo não demorou a se espalhou, principalmente pelas palavras alarmistas e sensacionalistas. Por isso, estamos aqui para desmentir a história respondendo às seguintes questões: 1) Preta Gil morreu? 2) O que dizem os vídeos que dão a entender que ela morreu? 3) Qual é o estado de saúde dela?
1) Preta Gil morreu?
Não, Preta Gil não morreu. Até o momento, não há qualquer confirmação oficial ou notícia confiável que confirme o falecimento da cantora. As postagens são falsas e fazem parte de uma campanha de desinformação.
2) O que dizem os vídeos que dão a entender que Preta Gil morreu?
Os vídeos sensacionalistas utilizam títulos chamativos e falsos, insinuando que Preta Gil teria falecido. Eles seguem um padrão comum em fake news: atrair cliques e visualizações com informações enganosas. Porém, não apresentam qualquer confirmação confiável ou fontes oficiais. Em alguns casos, eles falam de outros casos de pessoas que morreram e, lá no final, apontam que a “morte” não seria da cantora.
3) Qual é o estado de saúde dela?
Preta Gil segue em tratamento contra o câncer. A doença, infelizmente, reapareceu em outras partes do seu corpo. Neste momento, ela precisa de apoio e não de notícias falsas que circulam na internet.
Conclusão
As notícias e vídeos que circulam afirmando que Preta Gil faleceu são falsas. Esta é mais uma tentativa de desinformação através de títulos sensacionalistas e enganadores. A cantora está em tratamento e nenhuma notícia confiável confirma seu falecimento.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).