Boato – Uma atleta da Coreia do Norte desabafou sobre o regime ditatorial do país durante as Olimpíadas de Paris.
Análise
As Olimpíadas de Paris 2024 estão com tudo e, claro, isso tem gerado uma série de fake news na internet. Algumas, por exemplo, estão voltando. É o caso de uma suposta “denúncia” de uma atleta da Coreia do Norte.
Em um vídeo, a atleta teria compartilhando momentos difíceis vividos na Coreia do Norte e durante sua fuga para a China. “A atleta norte-coreana pedindo socorro para seu país” e “Lamentável o que ocorre na Coreia do Norte. Mas além do lamentável, que isso nos sirva de parâmetro para não permitir que isso venha ocorrer em nossa nação. Vamos ficar atentos”, dizem algumas publicações. Assista ao vídeo:
Checagem
A história não demorou a gerar diversos compartilhamentos e curtidas em redes sociais. Só que ela sequer é nova (já foi desmentida no Boatos.org no contexto das Olimpíadas de Tóquio, em 2021). Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) O vídeo de uma atleta da Coreia do Norte desabafando nas Olimpíadas de Paris 2024 é real? 2) Qual é o contexto do vídeo original de Yeonmi Park? 3) A fala da menina sobre a Coreia do Norte faz algum sentido?
O vídeo de uma atleta da Coreia do Norte desabafando nas Olimpíadas de Paris 2024 é real?
Não, o vídeo não é real. A mulher que aparece no vídeo não é uma atleta, e a declaração não foi feita durante as Olimpíadas de Paris 2024. As imagens foram gravadas em 2014 durante o evento One Young World Summit em Dublin, Irlanda, onde Yeonmi Park, uma ativista de direitos humanos norte-coreana, compartilhou sua história.
Qual é o contexto do vídeo original de Yeonmi Park?
A mulher que aparece no vídeo é a jovem Yeonmi Park, uma ativista de direitos humanos norte-coreana. Junto de sua mãe, ela fugiu, em 2007, para a China. Após receber ajuda já em território chinês, as duas conseguiram ir para a Mongólia e, posteriormente, foram enviadas para a capital da Coreia do Sul, onde receberam asilo humanitário. Após a fuga, Yeonmi Park começou a se dedicar integralmente à luta pelos direitos humanos dos norte-coreanos, se tornando um símbolo de luta e resistência.
A fala da menina sobre a Coreia do Norte faz algum sentido?
É fato que a Coreia do Norte é um país que vive em uma ditatura. Porém, já mostramos em 2014, que o discurso da jovem passou a ser questionado. Relembre o que falamos sobre isso:
O discurso comovente de Park chegou a ser questionado por historiadores e jornalistas. Após diversas buscas, os profissionais identificaram que Park levava uma vida confortável na Coreia do Norte, comprando marcas internacionais e aparecendo na mídia local.
Além disso, eles também identificaram diversas inconsistências em seus discursos, especialmente, na história sobre a “execução pública da mãe de um amigo”. Segundo eles, Park contou muitas versões sobre a mesma história, sempre mudando o filme que, supostamente, a teria levado à morte. Em uma entrevista, após ser aceita na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, ela também chegou a afirmar que achava que o país norte-americano era muito semelhante à Coreia do Norte.
Conclusão
Fake news ❌
A história que circula dizendo que uma atleta norte-coreana fez um pedido de socorro durante as Olimpíadas de Paris 2024 é falsa. O vídeo em questão foi gravado em 2014 e não tem ligação com os Jogos Olímpicos. As imagens mostram Yeonmi Park, uma ativista de direitos humanos, durante um evento em Dublin, Irlanda. A Coreia do Norte enviou atletas para as Olimpíadas de Paris 2024, mas não houve incidentes relatados envolvendo pedidos de socorro de seus atletas.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).