Boato – Chefe da equipe olímpica alemã, Hanz Shadenfreude, levou um choque em uma tomada de três pinos e criticou quem inventou o modelo.
Antes das Olimpíadas do Rio começar, o estado da Vila Olímpica destinada aos atletas tem chamado atenção. Depois de a Austrália adiar a sua chegada, diversos países realizarem reparos por conta própria e um princípio de incêndio acontecer, também no prédio da Austrália, os olhos e as críticas estão voltados ao estado das acomodações.
É claro que algumas mentiras e exageros têm aparecido no meio tudo isso. Na semana passada, desmentimos a história que dizia que a delegação Norte-Americana teria deixado a Vila Olímpica para ficar no Hotel Hilton. Agora, uma história mais bizarra ainda aparece online. Leia:
Chefe da equipe olímpica alemã leva choque e esculhamba tomada de 3 pinos: “Quem foi o imbecil que inventou isso?”
O principal dirigente da delegação alemã para a Rio 2016 não parecia muito feliz esta manhã. Descabelado e visivelmente nervoso, Hanz Shadenfreude afirmou que tentava ligar seu computador quando levou um choque em plena Vila Olímpica: “Tive que comprar quatro adaptadores pra conseguir encaixar nessa tomada de vocês. Quem foi o imbecil que inventou isso? Olha, já viajei o mundo todo mas nunca vi uma b*$%# dessas…”
Para piorar a situação, não havia sequer um eletricista disponível para reparar o estrago. “Não tem jeito, vou ter que pegar um Uber até o hotel mais pr… o quê? O Uber é proibido? Ah, mas vá pra p%^&$ que p#$%@%…”.
Chefe da delegação alemã leva choque em tomada de três pinos?
Não demorou muito para os “haters olímpicos” começarem a compartilhar a informação e dizerem que foi verdade. Mas será mesmo que isso aconteceu? A resposta é não. Vamos aos fatos.
Na verdade, se muitas das pessoas que compartilhassem a história tivessem notado quem foi a fonte da informação, o boato não teria “se tornado” verdade. A história nasceu no site “Escândalo Hoje”. O seu slogan é “um jornal sem compromisso com a verdade”. Ou seja, é um site de humor.
Tanto a história é falsa que nem o chefe da delegação alemã se chama “Hanz Shadenfreude” como também não é a pessoa da foto. A imagem é do produtor musical Phil Spector, condenado pela morte da atriz Lana Clarkson.
Tem só mais um detalhe na história. Com o modelo de tomadas de três pinos é mais difícil de se tomar um choque do que nos modelos anteriores usados no país. Isso acontece porque a parte metálica do conector não fica mais exposta com o aparelho ligado na tomada. Esse, aliás, foi um dos motivos da troca de padrão.
Outra lenda que existe a respeito do assunto é que o Brasil “inventou o padrão”. Isso não é verdade. Já desmentimos a história neste post.
Resumindo: a história que aponta que o chefe da delegação olímpica da Alemanha tomou um choque e xingou as tomadas brasileiras é falsa. Foi criada por um site de humor.
Ps.: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Aranei Cyrillo Gutterres Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou Facebook.