Boato – O Corinthians anunciou que vai colocar gramado sintético na Neo Química Arena após grama que seria colocada no estádio do Palmeiras ser roubada.
Análise
Volta e meia, casos reais acabam gerando informações falsas na internet. No caso de hoje, é a notícia do roubo de grama sintética de uma fornecedora em São Paulo que está sendo distorcida nas redes sociais.
Um print do portal g1, que fala da matéria do roubo da grama sintética da empresa Soccer Grass (fornecedora do gramado do Allianz Parque), está sendo compartilhado junto com um suposto print do site da ESPN que aponta que, de forma surpreendente, o Corinthians teria decidido trocar seu gramado para utilizar o mesmo material. Leia o conteúdo dos textos que estão circulando online:
VÍDEO: ladrões usam três caminhões para roubar R$ 1,5 milhão em grama sintética de fornecedora do Allianz Parque Roubo aconteceu na madrugada da segunda-feira (23), no bairro de Pedreira, na capital paulista. Presidente da Soccer Grass diz que criminosos passaram mais de quatro horas dentro da empresa e pede investigação rigorosa da policia.
Corinthians surpreende e anuncia troca de gramado natural por grama sintética antes do início da temporada 2025 Oferta especial de empresa parceira da ex-patrocinadora VAI DE BET foi ponto decisivo para a tomada de decisão: “Preço da nova grama foi muita abaixo do valor de mercado e não tivemos como declinar”, diz presidente do Corinthians Augusto Melo em nota oficial do clube.
Checagem
O conteúdo foi compartilhado com a insinuação de que o Corinthians teria roubado a grama do Palmeiras para colocar em seu estádio. Só que isso e outras coisas são falsas. Para checar, vamos responder o seguinte: 1) O caminhão que foi roubado estava com a grama sintética que iria para o Allianz Parque? 2) O Corinthians anunciou a troca de grama da Neo Química Arena após o roubo? 3) Há alguma ligação entre Corinthians e Palmeiras no caso do roubo?
O caminhão que foi roubado estava com a grama sintética que iria para o Allianz Parque?
O primeiro erro da história já está aí. Ao contrário do que as mensagens dão a entender, o material roubado não seria destinado ao Allianz Parque ou ao gramado do Palmeiras. A carga estava prevista para ser entregue no CT FIFA de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A informação foi confirmada pelo presidente da empresa fornecedora, Soccer Grass.
O Corinthians anunciou a troca de grama da Neo Química Arena após o roubo?
Não. O suposto anúncio do Corinthians sobre a troca do gramado natural por grama sintética é falso. A imagem que circula como sendo da ESPN é um print falso. Não consta no site em questão qualquer anúncio sobre a tal troca de grama. Aliás, sequer há um repórter com o nome de Francis Laurentinos na ESPN.
Vale apontar que o Corinthians, até o momento, não anunciou nenhuma mudança em seu gramado e segue utilizando o gramado natural na Neo Química Arena.
Há alguma ligação entre Corinthians e Palmeiras no caso do roubo?
Não há qualquer relação direta entre o Palmeiras, o Corinthians e o roubo de grama sintética. O caso envolve apenas a Soccer Grass, fornecedora do Allianz Parque e de outros campos pelo Brasil. O resto é invenção.
Conclusão
O que temos é uma sucessão de informações falsas com um pouquinho de informação real. O material roubado não era destinado ao Palmeiras, o Corinthians não anunciou a troca de grama de seu estádio e nenhum dos times têm ligação (seja como vítima ou criminoso) com o roubo em questão.
Ps: Este artigo foi sugerido por leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (https://wa.me/556192755610).