Boato – A primeira-dama Janja Lula da Silva foi a responsável por escolher os uniformes utilizados pelo Brasil na abertura das Olimpíadas de Paris.
Análise
A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris gerou diversos debates, memes e discussões (não necessariamente nesta ordem). Uma das coisas que virou pauta foi o uniforme da equipe do Brasil.
Recheada de críticas, o combo jaqueta + saia + chinelo logo ganhou uma conotação política. Mensagens começaram a dar conta de que a criadora da peça seria a primeira-dama Janja Lula da Silva.
Isso foi corroborado com uma fala dela para atletas na qual teria dito que as peças tinham sido feitas pelas mesmas bordadeiras que fizeram o vestido de noiva dela. Leia algumas das mensagens que circulam online:
Versão 1: Janja vai “Representando o Brasil” para olimpíadas Vai a reunião de G20 Fala como representante com prefeitos em Paris.Escolhe o uniforme dos atletas nas olimpíadas. Que m@r¥d} é essa que acontecendo com esse país ?
Versão 2: Uniforme olímpico do Brasil idealizado por Janja vira motivo de chacota Versão 3:Vexame: Uniforme olímpico do Brasil idealizado por Janja vira motivo de chacota até no Ministério do Esporte Versão 4: Você não precisa ser da direita ou gostar do Bolsonaro, pra admitir que esse uniforme que a Janja escolheu é horrível!
Checagem
Por conta da conotação e do “hate” natural das pessoas, a história não demorou muito para se espalhar na internet. Só que a história não é bem assim. Vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões: 1) Janja foi a criadora do uniforme da seleção brasileira nas Olimpíadas de Paris? 2) De quem foi a criação do uniforme da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris? 3) Janja, de fato, falou que a produção foi das mesmas bordadeiras de seu vestido de noiva?
Janja foi a criadora do uniforme da seleção brasileira nas Olimpíadas de Paris?
Não foi. Primeiro, porque Janja não é estilista e nem faz parte do Comitê Olímpico Brasileiro. Segundo, porque a criação dos uniforme tem outras autorias (que não são a primeira-dama).
De quem foi a criação do uniforme da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris?
Assim como acontece em todos os Jogos Olímpicos, a criação foi conjunta entre o COB e a empresa fornecedora dos uniformes (no caso, A Riachuelo). A própria diretora de marketing da Riachuelo confirmou isso em entrevista para a Veja.
Janja, de fato, falou que a produção foi das mesmas bordadeiras de seu vestido de noiva?
Sim. A fala dela se deu durante uma visita de atletas olímpicos e paralímpicos ao Palácio do Planalto. Janja fez a menção às bordadeiras de Timbaúba dos Batistas (Rio Grande do Norte) neste vídeo:
Em nenhum momento, ela fala que “escolheu o uniforme” da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos. Ela também cita que apenas as estampas foram feitas pelas bordadeiras.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que Janja tenha sido a criadora do uniforme da seleção brasileira durante as Olimpíadas de Paris. A criação foi do COB com a empresa que fornece o material esportivo e não tem relação com a primeira-dama.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).