Boato – Mineiros chilenos soterrados em 2010 vêm para Copa do Mundo apoiar a seleção do país e trazer potes de terra da mina soterrada
A propaganda impulsiona a Copa do Mundo, assim como a Copa esquenta o mercado publicitário ao redor do globo. Podemos dizer que trata-se de uma relação de simbiose, ou seja, os dois organismos são beneficiados na associação. Não à toa, na época de grandes eventos esportivos surge um grande número de novas propagandas na televisão.
A poucos dias da Copa do Mundo já temos uma forte candidata ao título de melhor propaganda que tenha relação com o evento. O Banco do Chile reuniu os 33 mineiros, soterrados na mina San José durante 69 dias em 2010, para encorajar os jogadores à não desistirem nunca. E a propaganda já é tida como “a mais legal da Copa do Mundo”, segundo o GQBrasil.
O comercial relaciona a “fuga da morte” dos mineiros com o “grupo da morte” na Copa do Mundo – composto por Chile, Espanha, Holanda e Austrália. Ainda, segundo a propaganda, os mineiros prometem trazer ao Brasil a terra de onde ficaram soterrados. Será que veremos os mineiros no Brasil a partir do dia 12 de junho? Confira no comercial abaixo:
Ao que tudo indica os mineiros não vieram ao Brasil – muito menos o pote com a terra de onde estiveram soterrados. Isso mesmo, o mais belo comercial da Copa do Mundo conta uma história falsa. O mineiro Mário Sepulveda, em entrevista ao G1, já negou que acredite que a seleção chilena tenha alguma chance, assim como negou a sua vinda para o Brasil.
A Vice também já desmentiu o boato – afirmando que a própria seleção chilena desmentiu a vinda dos mineiros para o Brasil assim como os potes com terra. O Assessor de Comunicação da Associação Nacional de Futebol do Chile disse: “Como você bem diz, isso é uma propaganda de um banco. Tenho entendido que tudo é ficção”.
Por mais interessante e chamativa que seja a propaganda, devemos prestar atenção que há uma diferença entre o discurso publicitário e a realidade. Sem dúvidas foi uma grande sacada do Banco do Chile trabalhar com um momento tão marcante para o país, porém não significa que a história seja verdadeira. Nem a terra das minas, muito menos os mineiros comparecerão na Copa do Mundo no Brasil.
Nota do editor: mesmo sem a vinda dos mineiros chilenos, os jogadores da seleção parecem muito motivados. Tanto que, assim como os mineiros soterrados, eles passaram pelo grupo da morte da Copa de 2014.