Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Críticas de Ronaldinho Gaúcho à seleção brasileira não passava de ação de marketing

Críticas de Ronaldinho Gaúcho à seleção brasileira não passava de ação de marketing

Ronaldinho Gaúcho se decepcionou com a seleção brasileira e fez críticas ao Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Confira a retrospectiva de 2024 das fake news

Boato – O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho fez críticas à seleção brasileira de futebol e disse que não iria mais assistir a jogos do Brasil.

Análise

O meio do ano de 2024 promete ser movimentado para quem gosta de competições esportivas relacionadas a países. Além dos Jogos Olímpicos de Paris, há duas competições de futebol de seleções: a Eurocopa e a Copa América.

Neste contexto, um post do craque Ronaldinho Gaúcho repercutiu muito na internet e ainda está circulando em alguns locais. Ele teria dito que estava decepcionado com a seleção brasileira e que não iria assistir às partidas do Brasil na Copa América. Leia:

Ronaldinho Gaúcho, em seu Instagram, sobre o momento atual da Seleção Brasileira. “É isso aí galera, pra mim já deu. Esse é um momento triste pra quem gosta do futebol brasileiro. Fica difícil encontrar ânimo pra ver os jogos. Esse é talvez um dos piores times dos últimos anos, não tem líderes de respeito, só jogadores medianos em sua maioria.

Acompanho futebol desde criancinha, muito antes de pensar em me tornar jogador, e eu nunca vi uma situação tão ruim como essa. Falta amor à camisa, falta garra e o mais importante de tudo: futebol. Repito: nosso desempenho tem sido uma das piores coisas que já vi. Uma vergonha. Por isso, declaro aqui o meu abandono. Não vou assistir a nenhum jogo da CONMEBOL Copa América, e nem comemorar nenhuma vitória.”

Checagem

O conteúdo circulou com muita força na internet e, apesar de ter sido elucidado há algum tempo, continua viralizando. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que Ronaldinho Gaúcho fez um post com críticas à seleção brasileira? 2) Ronaldinho Gaúcho está, de fato, decepcionado com a seleção brasileira e não vai assistir aos jogos do Brasil? 3) Apesar de ser uma ação de marketing, às críticas ao Brasil têm algum fundamento?

É verdade que Ronaldinho Gaúcho fez um post com críticas à seleção brasileira?

Sim. Ele gravou vídeos com influenciadores fazendo críticas à seleção brasileira e fez um post no Instagram apontando que não iria assistir à Copa América e que estava decepcionado com a seleção brasileira. As informações reais param por aí.

Ronaldinho Gaúcho está, de fato, decepcionado com a seleção brasileira e não vai assistir aos jogos do Brasil?

Não. O que houve foi uma ação de marketing promovida pela Rexona que tem o slogan “nunca te abandona”. Dias depois dos posts polêmicos, ele apontou que, na realidade, se tratavam de coisas que as pessoas dizem na internet e que iria apoiar a seleção. Veja o vídeo:

Apesar de ser uma ação de marketing, às críticas ao Brasil têm algum fundamento?

Depende. É fato que a seleção brasileira não vive o seu melhor momento (o sarrafo na era Pelé e Garrincha era altíssimo). Porém, isso não é motivo para “abandonar” a seleção. O futebol mundial de seleções tem se mostrado cada vez mais equilibrado (desde 2002, o título da Copa está indo para seleções diferentes) e é até um atrativo assistir torneios como este.

Por outro lado, há dois fatores que enfraquecem o “gosto pela seleção”. O primeiro é que o futebol de clubes parece estar cada vez mais valorizado (quem é fanático por futebol torce mais pelo clube do que pela seleção). O segundo é que, ao contrário de outros tempos (em que haviam menos opções de mídias de entretenimento), é mais fácil “fugir do futebol”.

Conclusão

Fake news ❌

O que Ronaldinho Gaúcho falou sobre a seleção brasileira não passou de uma ação de marketing. Ele não “abandonou o Brasil” e as críticas eram só para gerar buzz e levantar uma graninha.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).