Boato – Jogadores do Japão estão usando um avião do Pokémon para viajar pelo Brasil durante a Copa do Mundo.
Desde que a seleção de futebol do Japão adotou o Pikachu como mascote oficial do time e o pontapé inicial da Copa do Mundo no Brasil foi dado, “a zueira começou”, como diriam os usuários mais divertidos do Facebook.
As piadas começaram e não pararam mais. São diversas montagens e brincadeiras com a seleção do país do sol nascente, relacionadas com o anime e mangá de enorme sucesso dos anos 90, Pokémon.
Entretanto, um fato curioso chamou a atenção dos fãs de futebol e do desenho Pokémon. Uma imagem dizendo que a seleção do Japão chegou ao Brasil em um avião com estampas do anime começou a circular na rede essa semana. Alguns duvidaram, outros chegaram a conclusão de que “a zueira não tem limites”. Mas a pergunta agora é: boato ou verdade? É o que vamos descobrir.
O alvoroço começou quando o Twitter não-oficial da Copa do Mundo 2014 publicou que a seleção japonesa teria chego ao Brasil em um pokéavião. A informação foi logo disseminada e até grandes jornais, como o USA Today, caíram na brincadeira.
É claro, não seria nada difícil acreditar na publicação, já que algum tempo antes, havia sido divulgado que a personagem principal da série, o Pikachu, seria o mascote oficial da seleção.
Muita gente não sabe, mas a empresa aérea japonesa ANA realmente possui alguns aviões de sua frota com estampas do anime Pokémon desde 1999. E vamos combinar, tem como não amar aqueles bichinhos fofos da saga? Ou como não se divertir com as trapalhadas do Ash? O desenho, além de ser sucesso mundial, rendeu bons frutos na área econômica para diversas empresas.
Porém, tudo não passou de um mal entendido. A seleção japonesa até podia, mas não chegou em grande estilo às terras tupiniquins. Pelo contrário, todo o time japonês chegou em um discreto avião da empresa aérea japonesa JAL, que tem parceria com a seleção e é concorrente direta da ANA. A história foi desmentida pelo próprio USA Today.
E pra quem ainda tem dúvidas, aqui você pode encontrar várias fotos do embarque e desembarque da seleção do sol nascente e inclusive observar o avião, que de Pokéavião não tinha nada.
Além disso, a conta do Twitter que disseminou a informação foi suspensa por publicar conteúdos falsos, utilizando o nome da entidade máxima do futebol (FIFA) e confundindo os usuários.
Para tristeza dos fãs do anime, não foi dessa vez. Mas a solução é não desanimar. Quem sabe na próxima Copa do Mundo podemos pegá-los e o mundo defender?