Boato – Coreia do Norte teria vencido três jogos na Copa do Mundo e enfrentaria Portugal, de Cristiano Ronaldo, na final do Mundial do Brasil.
Um dos países mais fechados e misteriosos do mundo é, sem dúvida, a Coreia do Norte. Periodicamente, novas notícias envolvendo o ditador Kim Jong-un, seu pai Kim Jong-il e histórias bizarras sobre o país aparecem na internet.
O regime do país é considerado uma ditadura, por isso sofre com o embargo econômico dos demais países. E, um dos primeiros passos na construção/instalação de uma ditadura é o controle da mídia. Através desse mecanismo, o governo da Coreia do Norte teria divulgado uma notícia de que a seleção coreana de futebol estava classificada para as oitavas da Copa do Mundo.
O canal “Korea News Backup” divulgou as imagens do jornal coreano que mostra a classificação do time com três vitórias. A Coreia do Norte teria vencido a seleção estadunidense, o Japão e a China, e enfrentaria a seleção portuguesa nas oitavas de final. Confira o vídeo abaixo. OBS: Ative as legendas no botão “cc” e escolher a opção “Coreano > Português”:
Já sabemos que a Coreia do Norte não jogou a Copa do Mundo de 2014, pois não se classificou nas eliminatórias. O blog Meio de campo já divulgou e ajudou a desmentir a notícia do jornal coreano. O fato é tão falso que a seleção de Portugal contra quem a Coreia jogaria nem chegou nas oitavas-de-final.
A última vez que a Coreia do Norte disputou uma Copa do Mundo foi em 2010, inclusive perdeu para o Brasil por 2 a 1 na fase de grupos. Jogou também com Portugal e foi derrotado por 7 a 0. Em 1966, a seleção fez uma ótima campanha e, coincidentemente, foi eliminada por Portugal.
Mas e aí? Será que a ditadura coreana chegou ao ponto de divulgar um notícia assim na internet? Não desta vez. O vídeo não passa de uma brincadeirinha feita por um canal de humor. Só para ter uma ideia, o idioma falado no vídeo tem, inclusive, algumas palavras em japonês. Encontramos outros vídeos de humor no canal do Youtube. O Metro da Inglaterra fala do vídeo.
Resumindo: a história da Coreia do Norte na Copa do Mundo é falsa e não é verdade que o ditador quis publicar informações falsas para a população. Neste caso, mentira dupla na história da Coreia do Norte e Copa do Mundo.