Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Notícia falsa aponta que Sul do Brasil terá temperatura de 50º C

Notícia falsa aponta que Sul do Brasil terá temperatura de 50º C

Boato diz que região Sul do Brasil terá calor recorde
Boato diz que região Sul do Brasil terá calor recorde

Boato – Sul do Brasil terá temperaturas acima de 50º C nos próximos dias. Motivo é a circulação de ventos sobre a América do Sul que impedem a entrada de ar polar.

O Sul do Brasil está sendo a região mais quente do Brasil em 2014. De acordo com reportagens, como esta do Climatempo, o calor na região vem surpreendendo os moradores. Esse fato motivou o surgimento de um boato a respeito da previsão do tempo para os próximos dias. Publicada no site Jornal VDD, uma notícia apontou que o Sul do Brasil terá temperaturas de 50º C nos próximos dias.

De acordo com o texto, que pode ser lido logo abaixo, aponta que “uma circulação de ventos na América do Sul continua bloqueando a passagem de ar polar no Brasil”. Por isso, até o dia 2 de fevereiro, as temperaturas chegariam até os 50º no Sul do Brasil. Leia um trecho da notícia:

O calor vai aumentar nos próximos dias. A circulação dos ventos sobre a América do Sul continua bloqueando a passagem do ar polar. As massas polares não vão conseguir entrar sobre o Sul do Brasil pelo menos até o inicio de fevereiro. As temperaturas sobem mais e é possível que ocorram novos recordes de calor no Sul. Os mapas mostram a projeção da temperatura máxima até o dia 2 de fevereiro. As manchas em vermelho indicam temperaturas acima dos 50ºC.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Junto ao texto, é colocado um mapa com o indicativo das temperaturas para os próximos dias da região Sul do Brasil. De acordo com a imagem, a parte em vermelho seria a das regiões em que a temperatura chegaria a 50º. Assustador, não?

Na realidade, não. Antes de tentar fugir da sua cidade no Rio Grande do Sul, saiba que a notícia é falsa. É mais uma obra do Jornal VDD, site de notícias falsas que já é conhecido aqui no Boatos.org. Só para citar um exemplo de postagem falsa deste site, confira esse texto que diz que a maconha vai ser liberada no Brasil.

A imagem mostrada no texto é, na realidade, do Climatempo e mostra as temperaturas do Sul do Brasil. Por sinal, é provável que faça muito calor nos próximos dias no local, mas a temperatura está longe de chegar a 50º C.

Pegamos como recorte a cidade de Santa Maria. Na previsão do tempo para a cidade que fica na região central do Rio Grande do Sul, o dia previsto para o maior calor é o 4 de fevereiro. A expectativa é que a cidade tenha a máxima de “apenas” 37 º C, bem distante da que a notícia aponta. Sendo assim, podemos atestar que é tudo mais um hoax da internet.