Boato – A Casa Branca autorizou que o presidente da Venezuela Nicolás Maduro seja executado em praça pública nos EUA.
Análise
Tem circulado na internet um vídeo que aponta que a Casa Branca teria tomado uma decisão drástica em relação ao presidente da Venezuela Nicolás Maduro.
No vídeo, é dito que o general Randy George teria autorizado a Casa Branca a executar o presidente da Venezuela em praça pública. O conteúdo (que circulou em diversas redes sociais) aponta, ainda, que os EUA já estão providenciando a captura. Leia a transcrição:
A HORA DO SARRAFO ATENTO AS NOTÍCIAS CASA BRANCA DECRETOU A CAPTURA DE MADURO E SUA EXECUÇÃO EM PRAÇA PÚBLICA_COS.TV E ISSO É NECESSÁRIO! PAI CELESTIAL QUE TUDO ESTÁ ACONTECENDO MUITO RÁPIDO NESSES ÚLTIMOS GRANDES DIAS DO JUÍZO FINAL,
A CASA BRANCA EM REUNIÃO DE FORMA HISTÓRICA DECRETOU A CAPTURA DE MADURO EM SEU PRÓPRIO TERRITÓRIO SERÁ UMA INVASÃO DE FORÇAS ESPECIAIS AMERICANA SEALS E FARÁ A SUA CAPTURA E EXECUÇÃO EM PRAÇA PÚBLICA ENFORCAMENTO EM CARACAS.
O ATO SE CHAMARÁ JUSTA CORDA ENTREGUE NAS MÃOS DO GENERAL RANGY GEORGE TAL MISSÃO. MADURO JÁ ASSASSINOU MILHÕES DE SEU POVO VENEZUELANO VALE RESALVAR. QUE ASSIM SEJA!!!
Checagem
Não demorou muito para o vídeo alcançar muitas visualizações e likes na internet. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas. São elas: 1) É verdade que a Casa Branca autorizou a execução de Nicolás Maduro em praça pública? 2) Randy George tomou a decisão sobre o presidente da Venezuela? 3) Qual é posição dos EUA em relação a Nicolás Maduro?
É verdade que a Casa Branca autorizou a execução de Nicolás Maduro em praça pública?
Não. O vídeo em questão foi criado por canais que vivem espalhando fake news sobre “situações radicais” no mundo. Não consta nada em qualquer fonte confiável que aponte que Joe Biden, a Casa Branca, o Exército norte-americano ou mesmo os EUA tenha decidido executar Nicolás Maduro. Tal tipo de procedimento, inclusive, sequer existe no país.
Randy George tomou a decisão sobre o presidente da Venezuela?
Antes de tudo, temos que explicar quem é Randy George. Ele é um oficial militar dos Estados Unidos que, em 2024, foi nomeado como Chefe do Estado-Maior do Exército dos Estados Unidos. Ele tem uma longa carreira militar, servindo em diversas capacidades, incluindo funções em combate e em posições de liderança estratégica.
Dito isso, vamos aos fatos: não consta nenhuma declaração dele sobre o presidente da Venezuela. Vale apontar que ele nem teria a tal competência para “julgar” um chefe de estado de outro país. Isso seria ir contra a soberania nacional.
Qual é posição dos EUA em relação a Nicolás Maduro?
Os Estados Unidos não querem Nicolás Maduro no poder. Após o resultado das eleições, o país reconheceu (com base em uma contagem de votos alternativa) a eleição de Edmundo González como presidente do país. O país também já apresentou acusações criminais contra Nicolás Maduro relacionadas a tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Mesmo assim, não há qualquer tipo de “condenação à morte contra o presidente venezuelano.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que a Casa Branca tenha autorizado a execução de Nicolás Maduro. Trata-se de mais uma fake news absurda que insiste em circular na internet.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).