Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Frase “o Brasil não é um país sério” não é de autoria de Charles de Gaulle

Frase “o Brasil não é um país sério” não é de autoria de Charles de Gaulle

Charles de Gaulle disse o Brasil não é um país sério, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A frase “o Brasil não é um país sério” é de autoria do ex-presidente da França Charles de Gaulle.

Análise

O resultado do primeiro turno das eleições de 2024 fez com que algumas lamentações fossem publicadas na internet. Uma delas remete a uma suposta frase do ex-presidente francês Charles de Gaulle.

Mensagens atribuem a ele a seguinte declaração: “O Brasil não é um país sério”. “Como Disse Charles de Gaulle, o Brasil não é um País Sério!”, diz uma das versões da história. Leia outra (um pouco mais raivosa e elaborada):

Ninguém definiu melhor a política de nosso País do que Charles De Gaulle, ex-presidente da França, já falecido, que disse, em certa oportunidade, que “O Brasil não é um país sério”, com essa frase, De Gaulle descreveu bem o povo e os governantes de nosso País, pois cada povo tem os líderes que merece. O Brasil da Copa do Mundo de milhões de reais não quer gastar mais nenhum centavo com a saúde ou com a educação.

O País que se diz a sexta economia do mundo, mas que está entre os últimos em muitos índices de desenvolvimento humano, não deveria gastar milhões com espetáculos para gringos verem só para depois vender a falsa imagem de país rico e desenvolvido que não reflete a realidade do Brasil. Um País que distribui bolsa família como única forma de combater a desigualdade e a miséria não vai melhorar as condições sociais de seus cidadãos se não garantir também a todos acesso à educação, saúde, segurança e principalmente ao trabalho.

Pois a frase “O povo que sabe andar com as próprias pernas jamais vai se curvar e implorar migalhas a um governo tirano, autoritário, paternalista e manipulador” é verdadeira e exemplifica bem a situação em que se encontram o cidadão e o governo de nosso País, onde políticos e pessoas gananciosas lucram milhões pelo que não fizeram em favor do País. Enquanto tivermos miséria, corrupção e impunidade em nosso País, não podemos dizer que De Gaulle não tinha razão, pelo contrário, observando os dias de hoje podemos concluir que ele estava certo…

Checagem

Como a fala foi replicada mais uma vez na internet, estamos aqui para esclarecer informações sobre a sua autoria. Isso será feito respondendo às seguintes questões: 1) Charles de Gaulle disse que “O Brasil não é um país sério”? 2) Se não é Charles de Gaulle, quem é o autor da frase “O Brasil não é um país sério”? 3) Há razão em quem critica o país desta forma?

Charles de Gaulle disse que “O Brasil não é um país sério”?

Não. Apesar de ser uma frase famosa e amplamente associada a Charles de Gaulle, não há registros oficiais ou fontes confiáveis que comprovem que o ex-presidente francês tenha realmente dito essa frase.

Na realidade, se trata de um equívoco que parece ter surgido após um incidente diplomático ocorrido em 1962, durante a chamada “Guerra da Lagosta”, um conflito entre o Brasil e a França sobre direitos de pesca na costa brasileira. Porém, a frase foi dita por outra pessoa.

Se não é Charles de Gaulle, quem é o autor da frase “O Brasil não é um país sério”?

A frase é, na verdade, atribuída ao então embaixador brasileiro em Paris, Carlos Alves de Souza, que teria feito o comentário em tom de brincadeira para a imprensa local, e não a de Gaulle. Este texto fala sobre toda história da frase.

Há razão em quem critica o país desta forma?

A partir do momento que a frase foi dita em tom de brincadeira, a questão se suaviza muito. Mas se fôssemos levar em conta que tem gente que está “levando a sério” a frase, podemos dizer para dois pontos que enfraquecem a tese: o primeiro é que ele segue uma visão elitista do mundo. O segundo é que ele é extremamente generalizante. E vamos convir que generalizações não são, normalmente, tão inteligentes.

Conclusão

A frase “O Brasil não é um país sério”, amplamente atribuída a Charles de Gaulle, é um mito. A verdadeira origem da expressão remonta a um comentário informal feito pelo embaixador brasileiro na França, e não pelo presidente francês. Embora tenha se tornado um símbolo para expressar insatisfação com a política brasileira, o uso dessa citação é incorreto e enganoso.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).