Boato – Vídeo mostra que a ditadura comunista da China está matando as pessoas que se recusam a tomar a vacina contra a Covid-19. Polícia chinesa persegue e mata cidadãos.
Com mais de um ano de pandemia, já estamos convivendo com a repetição de vídeos falsos em fake news diferentes. No caso de hoje, uma filmagem um tanto quanto bizarra está sendo utilizada para acusar a China de matar as pessoas que se recusam a tomar a vacina contra a Covid-19.
A sequência de três imagens mostra homens com luvas, máscaras e armas de fogo na primeira, pessoas no chão na segunda e um homem morto no chão na terceira. Junto ao vídeo (que não será exibido aqui), há mensagens que falam sobre a “ditadura chinesa”.
Uma das versões do vídeo tem a narração de um bolsonarista (ele, inclusive estava fazendo imagens de um grupo do WhatsApp chamado “Jairzera Bruto”) falando que os chineses estão matando quem se recusa a tomar a vacina. Leia trechos da transcrição e a mensagem que circula online:
Texto: DITADURA COMUNISTA chinesa dando a vacina que os COMUNISTAS sempre deram aos povos do mundo. BREVE no Brasil! Aguardem! EU estou avisando faz muito tempo! Transcrição: É isso aquilo que nos aguarda. Essa é a ditadura chinesa aqui. Ó lá quem não toma vacina é tratado dessa forma aqui. Isso é que eu venho avisando, todos vamos que pistola 9mm isso é a ditadura chinesa do comunismo. Fazendo que faz há mais de cem anos com quem se recusa a fazer o que o governo manda. Luta contra o governo? Esse é o destino do Povo. Ó são os tiros no fundo inocente sendo executado o que se recusou a aceitar as ordens do governo é ditadura chinesa comunista. Esse é o comunismo aqui no Brasil. Ouçam os tiros no fundo deu para ouvir né? É isso aí pessoal está aqui nos aguarda isso aqui.
China mata pessoas que se recusam a tomar vacina contra Covid-19?
O vídeo e as acusações não demoraram a se espalhar na internet. Porém, o vídeo não trata de pessoas sendo mortas por se recusarem a tomar vacinas. Na realidade, a mesma filmagem foi utilizada em um fake que desmentimos no início da pandemia.
Na época, a notícia falsa falava que o governo chinês estava matando as pessoas que estavam infectadas com a Covid-19. Neste texto, explicamos que as imagens eram a junção de três situações distintas (conforme o site indiano Boom Live havia destacado). Relembre o que escrevemos:
O primeiro, que mostra homens com luvas e armas de fogo, é uma operação policial, na China, para controlar um cachorro infectado pela raiva. O segundo, que mostra pessoas no chão, é um registro de algum local na China onde o homem que gravou as imagens questionava sobre os barulhos. Os sons ao fundo são fogos de artifício, não armas. Já o terceiro, que mostra um homem morto no chão, é uma gravação de um acidente de trânsito. O homem estava em uma moto quando se acidentou. Os sons de tiro não fazem parte do vídeo original.
Vale citar que o sujeito que gravou a narração do vídeo é o mesmo que, no ano passado, criou uma balela apontando que a vacina contra Covid-19 muda o DNA e causa “homossexualismo”.
Também é importante apontar que, ao buscar por denúncias de que a China esteja matando quem se recusa a tomar a vacina contra a Covid-19, nada encontramos. Uma denúncia grave como essa careceria de provas para ser, no mínimo, levada a sério.
Resumindo: a história que aponta que a China está mandando policiais matarem pessoas que se recusam a tomar a vacina é falsa. O vídeo em questão não tem a ver com ditadura “mandando matar” e tampouco com a Covid-19 e sua vacinação.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.
Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3tP2fIR |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/38hcBcy |