Boato – As fortes chuvas na Suíça mostram o quanto as ruas por lá são limpas e sem lixo. Um vídeo traz imagens das águas da enchente límpidas e sem qualquer garrafa pet ou saco plástico boiando.
Localizada no “coração” da Europa, a Suíça é considerada um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo e, por isso, atrai muitos brasileiros para visitar ou até para morar. E, ao que tudo indica, o país também possui uma boa fama de organização e limpeza, mesmo nas piores situações.
É o que supostamente mostra um vídeo que começou a circular na internet. As imagens, segundo a publicação, são de um carro passando por uma avenida inundada por uma enchente durante as fortes chuvas na Suíça. As águas pelo qual o veículo transita são tão limpas que parecem cristalinas, sem qualquer sinal de garrafas pet ou sacos plásticos boiando, como é comum vermos aqui no Brasil.
Veja, a seguir, as versões do texto original da publicação que está rodando online e o vídeo:
Saiba como descobrir a origem de um vídeo:
Versão 1: Chuvas fortes na Suíça. As ruas são tão limpas que é difícil ver a águas da enchente. Não vi nenhuma garrafa pet boiando bolsas de Lixo. Versão 2: Chuvas fortes na Suíça. As ruas são tão limpas que é difícil ver claramente as águas da enchente.
Versão 3: Chuvas Fortes Na Suíça. As Ruas São Tão Limpas Que É Difícil Ver Claramente as Águas Da Enchente. Tente Achar Uma Garrafa Pet Ou Uma Folha De Papel Boiando. Educação E Respeito É A Base De Tudo ! ***O Brasil é uma vergonha!!!!
Chuvas fortes na Suíça mostram ruas limpas e sem lixo?
O vídeo chamou muito a atenção dos internautas brasileiros, que passaram a compartilhá-lo com indignação, comparando a situação com a do Brasil. Mas será mesmo verdadeiro o vídeo que mostra as ruas da Suíça limpas e sem lixo mesmo durante as fortes chuvas? A resposta é não! E nós te contamos o porquê a seguir.
Para começar, a mensagem das publicações que estão compartilhando o vídeo carrega todas as características comuns em fake news: é vaga (não diz qual lugar aparece nas imagens e quando foi filmado), alarmista, possui erros de português e, ainda, não cita fontes confiáveis de notícia que possam confirmar o conteúdo do vídeo.
Em segundo lugar, não é de hoje que vemos surgir na web publicações com vídeos sendo utilizados fora de seu contexto, como, por exemplo, o vídeo que supostamente mostrava a queda de estrutura do supermercado Assaí, em Sergipe, o que mostrava crianças congeladas na China e, também, das imagens que mostravam um ônibus sendo arrastado pelas chuvas de 2020 em Três Rios (RJ).
E, assim como nestes casos, o nosso vídeo de hoje também foi compartilhado fora do contexto. Ao buscarmos por ele, descobrimos que ele é real, mas não foi filmado na Suíça, e sim em Boston (EUA).
O vídeo original foi postado no YouTube em 3 de março de 2018 e, na verdade, mostra uma enchente em um cruzamento do boulevard Seaport de Boston, durante uma maré alta que atingiu a cidade um dia antes, em 2 de março de 2018.
Inclusive, outros sites de fact-checking também desmentiram o boato que relaciona o vídeo à Suíça. Um deles, a AFP, conseguiu até mesmo comprovar a localização em Boston comparando algumas capturas de tela do vídeo com imagens do Google Maps.
Já o site e-Farsas apontou fontes que noticiam a subida da maré em Boston, motivada pela tempestade Nor’easter, que atingiu State Street e Atlantic Ave (as duas grandes avenidas da região portuária da cidade). De acordo com o jornal local CBS Boston, a maré chegou a subir 14,67 pés (o equivalente a mais ou menos 4 metros), o que fez com que esta fosse considerada a terceira maior enchente da história de Boston.
Resumindo: O vídeo que mostra as ruas limpas e sem lixo na Suíça durante as fortes chuvas não é verdadeiro. As imagens foram filmadas, na realidade, em Boston (EUA), durante uma enchente causada pela subida da maré em um cruzamento do boulevard Seaport de Boston, em março de 2018.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/37JYkkZ |