Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que contagem oficial das eleições na Venezuela resultou em 132%

É falso que contagem oficial das eleições na Venezuela resultou em 132%

Contagem oficial das eleições na Venezuela resultou em 132% de votos, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – A contagem oficial das eleições na Venezuela resultou em 132% de votos na soma de todos os candidatos.

Análise

Assim que a vitória de Nicolás Maduro foi divulgada, muita gente começou a suspeitar dos resultados nas eleições na Venezuela. Neste sentido, tem circulado na internet uma imagem que supostamente comprovaria a farsa.

Uma imagem de uma transmissão mostrando o percentual de votos dos candidatos com a somatória de 132% está circulando em redes sociais e seria a prova da farsa. Leia:

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

CNE resultado oficial de contagem de votos de 132%, meus caros e minhas caras. Vão dormir. Ou não. De toda forma não há o que fazer. Vocês ainda vivem num país democrático, ao contrário da Venezuela.

Checagem

O conteúdo fez com que as suspeitas aumentassem. Porém, essa não é uma prova de que houve fraude. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que a contagem oficial da Venezuela mostra os candidatos com uma somatória de 132%? 2) O que explica a imagem que mostra a somatória de 132% entre candidatos? 3) É possível dizer que não houve fraude nas eleições da Venezuela?

É verdade que a contagem oficial da Venezuela mostra os candidatos com uma somatória de 132%?

Não. Os resultados oficiais do Conselho Nacional Eleitoral (uma espécie de TSE da Venezuela) são os seguintes: Nicolás Maduro com 41,2%, Edmundo González com 44,2% e os demais candidatos, somados, com 4,6%. A soma dos três dá 100%. A imagem não é de uma apuração oficial.

O que explica a imagem que mostra a somatória de 132% entre candidatos?

O que explica é um erro da Telesur, canal de televisão que estava transmitindo a apuração nas eleições no país. Em vez de apontar que o somatório dos demais candidatos chegou a 4,6%, o canal apontou que cada um deles (com exceção de Maduro e González) teria 4,6%. Posteriormente, o mesmo canal corrigiu o erro.

É possível dizer que não houve fraude nas eleições da Venezuela?

Por enquanto, não. Falamos isso porque ainda há questões que precisam ser verificadas em relação às eleições do país (até o Brasil está aguardando estes dados para se pronunciar sobre a vitória de Maduro). Até lá, haverá desconfianças.

Conclusão

Fake news ❌

As eleições na Venezuela ainda estão sob desconfiança. Porém, não é a imagem que mostra o percentual errado das apurações de voto que prova a suposta fraude.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Marcações: