Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > História que aponta para Elon Musk pagando bicicleta para filha de atendente do Starbucks é falsa

História que aponta para Elon Musk pagando bicicleta para filha de atendente do Starbucks é falsa

Elon Musk deu bicicleta e pagou estudos de filha de atendente do Starbucks, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Elon Musk deu uma bicicleta e pagou os estudos de filha de atendente do Starbucks depois de ouvir a história dela na cafeteria.

Análise

Nos últimos tempos, estamos vendo algumas histórias mirabolantes relacionadas ao bilionário Elon Musk circulando na internet. Uma delas aponta para ele teria mostrado um sinal de sua bondade na rede Starbucks.

Elon Segundo as publicações, Musk teria entrado em um Starbucks em Austin, Texas, e ouvido a história de uma funcionária que estava triste por não conseguir comprar uma bicicleta para a filha. Após saber disso, ele não só teria comprado o presente como prometido pagar os estudos da menina. Confira abaixo o texto que está circulando juntos com supostas imagens do ocorrido:

Segundo testemunhas, Elon Musk tinha entrado em um Starbucks em Austin, Texas, após um longo dia de reuniões. Enquanto esperava seu pedido, ouviu uma conversa entre a caixa e um colega de trabalho. O funcionário explicou com voz resignada que não tinha condições de comprar o presente que a filha tinha pedido de aniversário devido às crescentes dificuldades financeiras.

Musk, conhecido pela sua capacidade de identificar problemas e encontrar soluções rápidas, não hesitou em intervir. “Desculpe, não pude deixar de ouvir. O que quer a sua filha? ”, perguntou o empresário. Embora o caixa tenha mostrado inicialmente envergonhado, Musk conseguiu acalmá-lo com um sorriso e palavras de empatia.

Depois de ouvir que o presente desejado era uma bicicleta, Musk não só pagou por ela, mas também se ofereceu para cobrir as despesas educacionais futuras da menina. “Quero que sua filha tenha oportunidades. Se alguma vez precisar de apoio para seus estudos, conte comigo”, disse o bilionário, deixando a caixa e todos na loja em lágrimas. Enquanto muitos o criticam ele não desiste de fazer o mundo um lugar melhor para todos.

Checagem

A suposta ação generosa foi narrada em detalhes e amplamente compartilhada, com diversos elogios ao empresário pela atitude. No entanto, não procede. A seguir, respondemos às principais perguntas sobre essa história para esclarecer a veracidade do caso:  1) É verdade que Elon Musk resolveu pagar uma bicicleta e estudos de uma filha de uma atendente do Starbucks? 2) Como foi feita a história que cita a ida de Elon Musk e a filha da atendente do Starbucks? 3) Há outras fake news similares sobre o bilionário?

É verdade que Elon Musk resolveu pagar uma bicicleta e estudos de uma filha de uma atendente do Starbucks?

Não, essa história não é verdadeira. Não há qualquer registro confiável ou evidência de que Elon Musk tenha realizado tal ato. Grandes portais de notícias como a CNN ou o New York Times, que frequentemente acompanham as ações do bilionário, não reportaram esse episódio. A história parece ser mais uma entre várias narrativas inventadas sobre Elon Musk.

Como foi feita a história que cita a ida de Elon Musk e a filha da atendente do Starbucks?

A narrativa se baseia em um texto elaborado que mistura detalhes emocionais com características atribuídas frequentemente a Musk, como a sua propensão a “resolver problemas”. Além disso, as imagens associadas à história são criadas por inteligência artificial e não representam eventos reais. A descrição dramática e a falta de provas concretas são fortes indicativos de que a história é fictícia.

Há outras fake news similares sobre o bilionário?

Sim, Elon Musk é frequentemente alvo de histórias inventadas como esta. Um exemplo é a notícia falsa de que ele teria sido insultado por um homem em um voo de primeira classe, já desmentido por aqui. Assim como no caso de hoje, a história termina com uma “lição de moral”.

Conclusão

A alegação de que Elon Musk comprou uma bicicleta e se ofereceu para pagar os estudos da filha de uma atendente do Starbucks é falsa. A história foi inventada e não há evidências ou registros confiáveis que a comprovem.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)