Confira a retrospectiva de 2024 das fake news
Boato – General Motors descobre erro em Pontiac graças à reclamação de um cliente que falava em sorvete de baunilha e muda sistema de alimentação de combustível do automóvel.
“O cliente sempre tem razão”. Ironizada por alguns e clichê para outros, a expressão resume bem o sucesso das críticas, reclamações e elogios dos consumidores no feed das redes sociais. O sucesso é tanto que não é difícil encontrar publicações virais com o relato das experiências dos usuários. Pois bem, esse é justamente o caso de hoje.
A publicação que viralizou no Facebook e WhatsApp dá conta que a General Motors descobriu um erro no Pontiac graças à reclamação de um cliente. No texto, o consumidor conta que sempre que comprava sorvete de baunilha, o carro não funcionava, mas com outro sabor o veículo andava normalmente. A publicação afirma ainda que, após o episódio, a Pontiac investigou o problema, mudou o sistema de alimentação de combustível e deu um carro novo para o cliente. Leia trechos da mensagem:
Uma reclamação de um cliente pode levar a uma descoberta… A história começa quando o gerente da divisão de carros da Pontiac, da GM dos EUA, recebeu uma curiosa carta de reclamação de um cliente. Eis o que ele escreveu: ‘Esta é a segunda vez que mando uma carta para vocês, e não os culpo por não de responder. Eu posso parecer louco, mas o fato é que nós temos uma tradição em nossa família, que é a de tomar sorvete depois do jantar.
Repetimos este hábito todas às noites, variando apenas o tipo do sorvete, e eu sou o encarregado de ir comprá-lo. Recentemente comprei um novo Pontiac e, desde então, minhas idas à sorveteria se transformaram num problema. Sempre que eu compro sorvete de baunilha, o carro não funciona, mas se compro qualquer outro tipo de sorvete, o carro funciona normalmente. O fato é que estou muito irritado com meu Pontiac’.
A carta gerou tantas piadas do pessoal da GM que o presidente da empresa acabou recebendo uma cópia da reclamação. Ele resolveu levar a sério e mandou um engenheiro conversar com o autor da carta. Então, foram juntos à sorveteria no fatídico Pontiac, onde o engenheiro sugeriu sabor baunilha para testar a reclamação e o carro efetivamente não funcionou. O funcionário da GM voltou nos dias seguintes e só variou o sabor do sorvete. Mais uma vez, o carro só não pegava, quando o sabor escolhido era baunilha…
GM descobriu erro em Pontiac após reclamação de cliente com sorvete de baunilha?
A publicação circulou feito pólvora e muita gente elogiou a atitude da empresa. Mas será mesmo que a GM descobriu erro em Pontiac após reclamação de cliente com sorvete de baunilha? A resposta é não. Entenda os porquês.
De cara, o texto já levanta suspeitas. O motivo? A publicação segue aquela linha clássica de “auto-ajuda do mundo corporativo”, que já rendeu diversas histórias aqui no Boatos.org. Uma delas apontava que o dono da Tramontina trabalhou como porteiro num prostíbulo. Outra falava em experimento socialista do professor Adrian Rogers.
Como um bom boato, a história é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis. Ao buscar mais informações sobre o assunto, não encontramos nada sobre o episódio. Aliás, até encontramos. Mas, diferente do que se imagina, não se trata da notícia de uma grande descoberta, e sim um desmentido.
O Snopes (site gringo que desmente boatos) explicou o caso e o classificou como “lenda”. Segundo o site, a lenda já é antiga e circula por aí desde 1978. No desmentido, o site alerta para o fato de que a explicação do problema mudou ao longo do tempo.
Nas versões anteriores, o texto afirmava que o sabor do sorvete exigia uma embalagem manual (enquanto as outras estavam pré-embaladas e prontas). Nas versões mais recentes, o sorvete de baunilha era um sabor popular e estava em um local mais próximo da saída, fazendo com que a compra fosse mais rápida.
Resumindo: a General Motors não descobriu erro em Pontiac após reclamação de cliente com sorvete de baunilha. Isso porque a história, além de antiga, já foi desmentida. Ou seja, não passa de #boato.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/320iXsb |