Boato – Gabriela Rico Jimenez é uma modelo de elite mexicana que denunciou rituais de canibalismo em festas e, depois disso, desapareceu.
Análise
Por algum motivo, uma história que circula há muitos anos na internet apareceu no nosso radar. Ele trata de uma suposta denúncia de uma “supermodelo” que desapareceu.
Tudo começou com um vídeo de uma mulher gritando em frente a um hotel de luxo. No vídeo, a mulher, identificada como Gabriela Rico Jimenez, faz diversas acusações sobre “assassinatos” e canibalismo na alta sociedade.
Ela cita pessoas como o bilionário Carlos Slim Helú (fundador da Claro e que foi o homem mais rico do mundo) e a rainha Elizabeth. As acusações perpassam por assassinatos e canibalismo.
Junto ao vídeo, mensagens apontam que ela seria uma modelo de elite que teria surtado em frente a um hotel de luxo, feito as denúncias e, depois disso, desaparecido misteriosamente. Leia algumas das mensagens que circulam online:
Versão 1: Gabriela Rico Jimenez nesse vídeo acusa o bilionário Carlos Slim Helu e a rainha de comerem carne humana em uma festa que ela foi convidada. Após esse incidente ela “desapareceu”.
Versão 2: Esta era a famosa modelo espanhola Gabriela Rico Jimenez, que foi convidada para uma festa dos Illuminati, gritando na frente de um hotel de luxo.
Ela implora repetidamente por sua liberdade e afirma que foi detida contra sua vontade. Sua explosão emocional e prisão fora de um hotel de luxo levaram ao seu desaparecimento desde então.
Versão 3:Esta era uma famosa modelo mexicana, Gabriela Rico Jimenez…..Ela estava gritando na frente de um hotel de luxo depois de fugir de uma festa Illuminati… Ela desapareceu e não foi vista desde então…
Checagem
O conteúdo é gigantesco e as teorias são inúmeras. Por isso, vamos fazer a checagem dele respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) Qual é o contexto do vídeo que mostra a suposta modelo Gabriela Rico Jimenez? 2) Quem era Gabriela Rico Jimenez? 3) As denúncias dela sobre canibalismo e assassinatos são reais?
Qual é o contexto do vídeo que mostra a suposta modelo Gabriela Rico Jimenez?
Na nossa busca sobre o conteúdo, encontramos uma publicação ótima do canal do YouTube Fábrica de Noobs, de Natanel Antonioli. O vídeo pode ser visto abaixo e cita alguns elementos interessantes sobre o assunto:
Voltando ao caso original. O caso no México. De acordo com notícias, a menina em questão, que é Gabriela Rico Jimenez, protagonizou um escândalo em via pública. Dentre os insultos destacados foi o de chamar a rainha Elizabeth II de canibal. O vídeo está abaixo:
Ou seja: houve uma ocorrência com uma mulher com este nome. As informações reais sobre Gabriela Rico Jimenez param por aí.
Quem era Gabriela Rico Jimenez?
Ao contrário do que apontam as mensagens, ela não era uma “modelo de elite” quando o vídeo foi gravado. O acontecimento (dentre os reais) mais conhecido dela foi a ocorrência por perturbação. O próprio vídeo de checagem que recomendamos acima aponta que a mexicana era uma pessoa que, pela própria fala, já havia sido internada ou presa.
Ela não tinha nenhum acesso à rainha Elizabeth II, Carlos Slim ou Mickey Mouse (que também é citado no vídeo) e o hotel em que a confusão ocorreu não tinha nenhuma destas pessoas. Ou seja: foi um devaneio e nada mais.
As denúncias dela sobre canibalismo e assassinatos são reais?
Não. Primeiro, porque a história em questão é reforçada por outras teorias falsas (como de que existem illuminatis e reptilianos) e, inclusive, foi classificada nesta matéria como uma das mais malucas da história da internet.
Também não faz o menor sentido a acusação de que Gabriela Rico Jimenez “desapareceu”. Ela foi simplesmente uma pessoa que teve 15 minutos e fama e “mais nada”.
Conclusão
Fake news ❌
A teoria que envolve o nome de Gabriela Rico Jimenez e canibalismo é falsa. Não passa de algo baseado em uma ocorrência que foi mais levada a sério do que deveria e revelou uma grande fake news.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).