Boato – Vídeo mostraria um general e parente de Bashar al-Assad sendo enforcado em praça pública na Síria.
Análise
A troca de governo na Síria tem suscitado diversas histórias mirabolantes na internet. Uma delas aponta para uma suposta execução de uma pessoa ligada ao ditador deposto Bashar Al-Assad.
Circula em redes sociais um suposto vídeo que mostraria a execução pública de um general sírio relacionado ao regime de Bashar al-Assad. De acordo com as mensagens, o homem enforcado seria Suleiman Hilal al-Assad, primo do presidente sírio, ou Ali Abdullah Ayyoub, ex-ministro da defesa. Leia a mensagem que circula online (não vamos mostrar o vídeo aqui):
Versão 1: Vao vendo… O GENERAL ALI ABDULLAH AYYOUB, que era MINISTRO DA DEFESA DO EXÉRCITO SÍRIO, do deposto presidente sírio Bashar al-Assad, genocida, o qual foi condecorado aqui no Brasil pelo cleptocrata=ladrão de 9 dedos, foi hoje enforcado em público. Nem os sapatos foram poupados… A titulo de informações, A LEI DA SEMEADURA INSTITUIDA POR DEUS, NAO DEPENDE DE LOCAL, PAÍS, LATITUDE/LONGITUDE OU DE QUEM QUER QUE SEJA….. Versão 2: O major-general do regime do deposto presidente sírio Assad foi hoje enforcado em público. *Esta é a nova Síria.* Que bom seria ver o Alexandre de Moraes balançando como esse aí! A única injustiça é a justiça própria. [ O Major-General *Suleiman Hillal Al-Assad* da Síria e primo do presidente deposto da Síria enforcado em público por atrocidades cometidas durante o regime.
Checagem
O vídeo e as narrativas se espalharam com todas as forças na internet. O vídeo é, infelizmente, real, mas a legenda não condiz com a realidade. Para checar, vamos responder o seguinte: 1) General do regime de Bashar al-Assad foi enforcado em praça pública na Síria? 2) Qual é o vídeo que mostra o homem sendo enforcado? 3) Algum parente de Bashar al-Assad foi morto após a invasão à Síria?
General do regime de Bashar al-Assad foi enforcado em praça pública na Síria?
O vídeo é real, mas ele não tem nada a ver com a morte de um parente de Bashar Al-Assad. Quando a história circulou em inglês foi, inclusive, desmentida por alguns sites como o do NDTV, da Índia.
Qual é o vídeo que mostra o homem sendo enforcado?
O vídeo citado no boato é, na realidade, um registro que já viralizava em redes sociais e que mostrava a execução pública de Ammar Al-Asaad, um homem condenado pelo assassinato de Mohammed Ziad Al-Haj Ali. Apesar do sobrenome, o homem não tinha nenhum parentesco com Bashar Al-Assad.
Algum parente de Bashar al-Assad foi morto após a invasão à Síria?
Nenhum parente direto de Bashar al-Assad foi relatado como morto ou executado desde a tomada de poder na Síria. Suleiman Hilal al-Assad, que foi mencionado no boato, não foi morto nem enforcado.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que o vídeo mostre a morte de algum parente de Bashar Al-Assad ou de algum general da Síria. O vídeo mencionado é antigo e não tem nenhuma relação com a situação descrita, não há relatos confiáveis ou confirmados sobre a morte de Ali Abdullah Ayyoub ou Suleiman Hilal al-Assad e a história é mais uma fake que circula online.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)