Boato – Houve uma greve geral na Venezuela que fez uma multidão ir às ruas para protestar contra Nicolás Maduro.
Análise
Um vídeo em causado desconfianças ainda maiores em relação às eleições na Venezuela. Nas imagens, as ruas de uma cidade são tomadas por uma multidão gigantesca.
Junto à imagem, é dito que se trata de uma greve geral na Venezuela por conta da revolta da população contra o presidente Nicolás Maduro. Leia uma das versões da história que circula na internet:
Povo na Venezuela entrou em greve geral. Para tudo até derrubarem o déspota. Olha aí o exemplo Brasil. Melhor agora que depois!!!!
Checagem
O conteúdo é impressionante, mas a história em torno dela não procede. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) É verdade que está ocorrendo uma greve geral na Venezuela? 2) A imagem da multidão nas ruas é de um protesto contra Maduro? 3) Há chances de ocorrer uma greve geral na Venezuela?
É verdade que está ocorrendo uma greve geral na Venezuela?
Não. Apesar de, de fato, protestos violentos estarem ocorrendo na Venezuela, é falso que esteja ocorrendo alguma “greve geral” no país. Além disso, a imagem da multidão nas ruas não tem qualquer relação com as eleições no país e a vitória de Nicolás Maduro.
A imagem da multidão nas ruas é de um protesto contra Maduro?
Não. Ao fazer uma busca reversa pelo conteúdo, descobrimos que a imagem é, na realidade, da Argentina. As imagens das pessoas tomando as ruas do país foram filmadas após a vitória da equipe de futebol do país na Copa do Mundo de 2022. As ruas em questão são da capital Buenos Aires e o vídeo é da recepção da equipe pela população do país.
Há chances de ocorrer uma greve geral na Venezuela?
Apesar da insatisfação de alguns setores da sociedade com as eleições, não é possível apontar que haverá uma “greve geral no país. Dois são os principais motivos: 1) A polarização, que faz a Venezuela ficar (literalmente) dividida. 2) A truculência das forças de repressão por parte de Maduro.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que a Venezuela tenha entrado em greve geral após as eleições que mostraram a vitória de Nicolás Maduro no país. Além disso, o vídeo de uma multidão na rua retrata outra situação que nada tem a ver com o contexto atual ou mesmo com o país.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).