Boato – A Griffith University, da Austrália, fez um concurso sobre o que é politicamente correto e redação crítica sobre o assunto venceu.
Análise
O que não faltam na internet são mensagens de cunho político apontando para “atitudes da direita” em instituições de respeito. É o caso da história de hoje, que aponta para algo que teria ocorrido na Austrália.
De acordo com o texto que circula online, a Griffith University teria realizado um concurso para a “melhor definição de politicamente correto”. A vitória seria de um conteúdo um tanto quanto mal educado. Leia:
Versão 1: Na Austrália, a Griffith University fez um concurso para escolher a melhor definição para o termo politicamente correto. Achei sensacional! “Politicamente correto é uma doutrina, sustentada por uma minoria iludida e sem lógica, que foi rapidamente promovida pelos meios de comunicação e que sustenta a ideia de que é inteiramente possível pegar um pedaço de merda pelo lado limpo.”
Versão 2: == NA AUSTRÁLIA , A Griffith University , TEM UM CONCURSO ANUAL QUE ESCOLHE A MELHOR DEFINIÇÃO PARA TERMOS OU EXPRESSÕES CONTEMPORÂNEAS ….. ESTE ANO , A EXPRESSÃO ESCOLHIDA FOI … ” POLITICAMENTE CORRETO ” . A DEFINIÇÃO VENCEDORA É IRRETOCÁVEL : “Politicamente correto é uma doutrina, sustentada por uma minoria iludida e sem lógica, que foi rapidamente promovida pelos meios de comunicação e que sustenta a ideia de que é inteiramente possível pegar um pedaço de merda pelo lado limpo.”
Checagem
Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que a Griffith University fez um concurso sobre “o que é politicamente correto”? 2 ) Além da Griffith University, a quem mais o texto foi atribuído? 3) Qual a origem do texto que fala sobre politicamente correto?
É verdade que a Griffith University fez um concurso sobre “o que é politicamente correto”?
Não. Resolvemos buscar por qualquer referência na universidade australiana sobre o assunto. Como era de se imaginar, nada encontramos. Não existe “concurso anual” da Griffith University, muito menos sobre politicamente correto. Além disso, o mesmo texto já circulou em outras versões.
Além da Griffith University, a quem mais o texto foi atribuído?
Vimos outras versões da história citando um “concurso na Universidade do Texas”, o Museu da Independência do Missouri e outros locais. Assim como no caso da Griffith University, as atribuições também são falsas.
Qual a origem do texto que fala sobre politicamente correto?
Não é possível falar. Na realidade, se trata, de acordo com este texto do site Snopes (que desmentiu que a autoria vinha de um telegrama da época da 2ª Guerra Mundial), de um texto apócrifo que surgiu entre 2006 e 2007 na internet e passou a ganhar autorias e “historinhas”.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que a Griffith University tenha feito um texto sobre o que é “politicamente correto” e recebido uma resposta um tanto quanto mal educada. Na realidade, trata-se de um texto anônimo que passou a viralizar com diversas autorias na internet.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).