Boato – Edward Snowden, que trabalhava na CIA, revelou documentos da Nasa afirmando que centenas de milhares de pessoas vão morrer em uma tempestade solar que vai acontecer em setembro.
A internet conta com diversos tipos de hoax. Os apocalípticos são um dos mais tradicionais. Aproveitando a onda de revelações de espionagem americana no exterior revelada por Edward Snowden (ex-técnico da CIA), um boato sobre o suposto fim do mundo para setembro de 2013 surgiu na internet.
O texto, que foi feito inicialmente no site sueco Chronicles, fala de documentos fornecidos por Edward Snowden que alertam para uma tempestade solar (solar-flare) que vai causar a morte de centena de milhares de pessoas. Os sobreviventes serão atingidos por uma fome mundial.
Traduzido para português de Portugal (via Google Translate), a mensagem do cataclismo (desastre em proporções gigantescas) chegou às redes sociais brasileiras. Blogs também têm dado relativa atenção ao boato. E todos alertando para o provável fim que, teoricamente, todos querem esconder.
Vamos aos fatos. O primeiro deles é que realmente há a previsão de uma tempestade solar em grandes proporções para 2013. Porém, é pouco provável que o fenômeno cause a morte de milhares de pessoas. O maior efeito causado por estas tempestades é em satélites de telecomunicações ou aparelhos que captam ondas de rádio.
O site da revista Info listou cinco mitos que envolvem tempestades solares. Na lista, é dito que as tempestades não afetam a saúde das pessoas, não causam falhas eletrônicas em aparelhos eletrônicos pessoais, nem terremotos, tampouco alterações de clima e o fim do mundo.
Em 1859, ocorreu a maior tempestade solar da história. Na época, linhas de telégrafos acabaram sendo queimadas, o que causou grande prejuízo. Porém, mesmo que ocorra uma tempestade com a mesma força, há a possibilidade de se prever quais seriam as regiões atingidas e fazer com que aparelhos fossem desligados.
Mas e história de Snowden revelar documentos? Bem, neste caso é possível ver que se trata de um hoax por dois fatores.
1) O site que é fonte das notícias é um site de notícias falsas. Além das notícias sobre Snowden, o Chronicle.su também já “matou” algumas celebridades como, por exemplo, Selena Gomes. Até Snowden foi “assassinado” pelo site.
2) A grande mídia não falou sobre o assunto. É difícil acreditar que nada está sendo revelado por “proteção aos EUA”, uma vez que muitas outras denúncias de Snowden estão sendo divulgadas exaustivamente na imprensa.
Sendo assim, não se preocupe. O mundo não vai acabar com uma tempestade solar em setembro.