Boato – Um homem foi preso por soltar pum na Disney e ser detectado por câmeras de calor do parque temático dos EUA.
Análise
Recentemente, um suposto caso inusitado chamou atenção na internet aqui no Brasil. Posts em redes sociais apontam que um homem teria sido preso por soltar pum na Disney e ser detectado por câmeras de calor.
A postagem, amplamente compartilhada, menciona detalhes sobre câmeras térmicas, a prisão do indivíduo e um suposto tumulto causado no parque. É dito ainda, que o rapaz iria ficar 30 dias detido por causa do crime. Leia a transcrição dos vídeos que vimos online:
Versão 1: Homem preso por soltar pum na Disney Um homem foi preso por soltar pum na Disneylândia. Eu pensei: “Ah não, não é possível, é fake isso daí!”. Mas você acredita que é a pura verdade? A Disney instalou câmeras térmicas em seus ambientes para rastrear flatulências, não apenas em determinados lugares, mas em todo o parque. O motivo seria oferecer uma melhor experiência aos visitantes, evitando constrangimentos.
Versão 2: Ontem, visitantes viram policiais cercando o homem após ele soltar pum no parque. Segundo o relatório policial, às 19h34, câmeras térmicas flagraram o indivíduo soltando pum na área Main Street, EUA. A segurança da Disneylândia informou que soltar pum no parque é contra as regras. O homem negou a acusação. No entanto, ao tentar se afastar da segurança, uma equipe da polícia de Anaheim foi chamada como reforço. A polícia avisou que ele seria expulso do parque por suas ações. Foi então que ele começou a resistir à prisão.
Durante a confusão, o homem tentou fugir, causando grande tumulto no local. Por fim, os policiais conseguiram detê-lo e removê-lo do parque. Após o incidente, ele foi formalmente acusado de conduta imprópria e banido da Disneylândia. Além disso, foi condenado a 30 dias de prisão por soltar pum dentro do parque. A história gerou debates: enquanto muitos chamam o caso de uma das maiores injustiças da história, outros acreditam que a Disney deve mesmo expulsar aqueles que desrespeitam as regras.
Checagem
A história causou curiosidade e levou muitas pessoas a acreditarem em sua veracidade. Mais do que isso: a endossarem. Porém, é tudo um fake. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) Um homem foi preso na Disney por soltar um pum e ser detectado por câmeras de calor? 2) Há alguma câmera de calor na Disney para detectar flatulências? 3) Soltar pum é crime em algum lugar?
1) Um homem foi preso na Disney por soltar um pum e ser detectado por câmeras de calor?
Muitos do que replicaram o conteúdo se “esqueceram” de verificar que a história é apenas fruto de um site satírico dos EUA chamado Mouse Trap News. O site é especializado em criar conteúdos fictícios sobre o universo Disney, como confirmado em sua página ‘Sobre’. Leia a tradução do que diz a parte:
O que é Mouse Trap News? Mouse Trap News é o melhor site de sátira e paródia do mundo e autor de The Ultimate Guide to an Affordable Disney Trip, um best-seller. Nós escrevemos histórias falsas sobre coisas dos Parques da Disney. De anúncios dos Parques Disney a notícias de Hotéis e resorts Disney até parcerias inventadas da Disney, você pode ter certeza de que tudo o que você ler aqui não é verdade, real ou preciso, mas é divertido. Então, tecnicamente, nosso slogan “O Nome Mais Confiável em Notícias da Disney” não é verdadeiro, mas achamos criativo e engraçado, então estamos levando adiante.
2) Há alguma câmera de calor na Disney para detectar flatulências?
Também não. Apesar de tecnologias avançadas estarem presentes nos parques, não há câmeras térmicas projetadas para identificar flatulências. A alegação é absurda e faz parte do tom de sátira da publicação original.
3) Soltar pum é crime em algum lugar?
Não, soltar pum não é considerado crime. Embora existam ideias incomuns como as reportadas no Malawi em 2011 sobre legislações curiosas, nenhuma lei estabelece que liberar gases seja uma infração penal.
Conclusão
A história de um homem preso na Disney por soltar pum e ser flagrado por câmeras de calor é completamente falsa. O conteúdo é originário de um site de humor e sátira, conhecido por criar histórias fictícias e cômicas sobre os parques da Disney.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).