Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que Houthis tenham anunciado cessar-fogo após vitória de Trump nos EUA

É falso que Houthis tenham anunciado cessar-fogo após vitória de Trump nos EUA

Houthis anunciam cessar-fogo após vitória de Trump nos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Os Houthis, grupo rebelde do Iêmen, anunciaram cessar-fogo após vitória de Trump nos EUA.

Análise

O que não tem faltado na internet é narrativa torta relacionada a Donald Trump Neste texto, vamos falar de uma história que começou a circular assim que futuro presidente dos EUA foi eleito.

Uma mensagem afirma que os Houthis declararam um cessar-fogo imediato após uma operação defensiva nas águas internacionais, referindo-se a um suposto “Efeito Trump”. Leia uma das mensagens que viralizou online:

Efeito Trump . ÚLTIMA HORA: Houthis diz que “nossa operação nas águas internacionais foi apenas para fins defensivos, e anunciamos um cessar-fogo imediato”

Checagem

O conteúdo chamou atenção em diversas redes sociais e circulou em diversos idiomas. Para verificarmos a veracidade dessa informação, vamos analisar alguns pontos fundamentais: 1) O que são os Houthis? 2) Os Houthis anunciaram um cessar-fogo após a vitória de Trump nos EUA? 3) O grupo do Iêmen fez alguma declaração após a vitória de Donald Trump?

O que são os Houthis?

Os houthis são um movimento político e militar xiita zaidita do norte do Iêmen, ativo desde os anos 1990 e liderado pela família Al-Houthi. Inicialmente, surgiram como um grupo religioso, mas, em 2014, capturaram a capital Sana’a e depuseram o governo reconhecido internacionalmente, desencadeando uma guerra civil.

O conflito atraiu uma coalizão liderada pela Arábia Saudita, que temia a influência iraniana sobre os houthis, pois o grupo recebe apoio financeiro e militar do Irã. Desde então, o Iêmen vive uma crise humanitária severa, com fome e deslocamento em massa da população devido ao conflito prolongado.

Os Houthis anunciaram um cessar-fogo após a vitória de Trump nos EUA?

Não há nenhum comunicado oficial dos Houthis ou da mídia confiável que confirme qualquer declaração de cessar-fogo imediato. No momento, o grupo (que apoia o Hamas) anunciou que mantém um bloqueio naval contra Israel. A imagem que ilustra a fake também não tem este contexto. Na realidade, é dito o seguinte: 

Declaração das Forças Armadas do Iémen sobre alertar as empresas de transporte marítimo contra a compra de bens e propriedades de empresas de transporte marítimo israelitas porque permanecerão dentro das medidas punitivas impostas pela República do Iémen a esses navios e empresas.

O grupo do Iêmen fez alguma declaração após a vitória de Donald Trump?

Nas contas oficiais do grupo armado não consta nenhuma manifestação sobre a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. Porém, há uma matéria da revista Newsweek que aponta que o grupo relatou que, se Trump acabar com a guerra na Faixa de Gaza, vai melhorar a economia dos EUA.

Conclusão

A alegação de que os Houthis anunciaram um cessar-fogo após uma operação defensiva em águas internacionais é falsa. Não há registros de declarações de cessar-fogo ou de um suposto “Efeito Trump” influenciando o grupo. Trata-se de mais uma fake news sobre a eleição do futuro presidente dos EUA que circula na internet.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).