Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que imigrantes haitianos estejam matando e comendo gatos, patos e cachorros nos EUA

É falso que imigrantes haitianos estejam matando e comendo gatos, patos e cachorros nos EUA

Imigrantes haitianos estão comendo gatos, patos e cachorros nos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imigrantes haitianos em Ohio (EUA) estão comendo gatos, patos e cachorros de moradores de Springfield.

Análise

As eleições dos Estados Unidos estão em ritmo cada vez mais acelerado. A prova disso está na criação de uma narrativa promovida por pessoas ligadas ao candidato republicano Donald Trump (inclusive pelo próprio).

Começou a viralizar na internet uma narrativa que apontava para casos de imigrantes haitianos que haviam “comido” cachorros, gatos e patos que seriam domesticados por moradores da cidade de Springfield (no estado do Ohio). Leia uma das mensagens que circula online:

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

Versão 1: Explicando: imigrantes haitianos matam e comem gatos, gansos e patos no estado de Ohio, USA Versão 2: Eis O Tal Do Enriquecimento Cultural, Que Diziam Os “Especiali$ti$” Moradores de Springfield, Ohio, estão lidando com uma onda de imigrantes ilegais do Haiti que estão c0mend0 animais de estimação, gatos, cachorros e gansos. Uma mulher chegou em casa e encontrou seu gato esfolado e pendurado em uma árvore.

Checagem

A história já está virando bandeira de campanha de Donald Trump. Só que, felizmente, se trata de uma fake news. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes informações: 1) Como a narrativa dos imigrantes haitianos se espalhou nos Estados Unidos? 2) É verdade que imigrantes haitianos estão comendo cachorros, gatos e patos em Springfield (Ohio)? 3) Porque a história, mesmo sendo claramente falsa, está se espalhando no contexto das eleições dos Estados Unidos?

Como a narrativa dos imigrantes haitianos se espalhou nos Estados Unidos?

A história “brotou” em mensagens anônimas na internet, foi compartilhada pelo candidato a vice-presidente J.D. Vance, promovida por figuras como Donald Trump e Elon Musk para, finalmente, ser citada nominalmente durante um debate pele candidato. Tudo isso dá a impressão de que não se tratou de algo orgânico.

É verdade que imigrantes haitianos estão comendo cachorros, gatos e patos em Springfield (Ohio)?

Não. Uma acusação gravíssima como esta careceria, no mínimo, de uma comprovação. Só que, incrivelmente, ela começou a ser compartilhada como verdade absoluta sem checagem. Quem quis fazer a checagem descobriu que é fake.

A CBS News procurou autoridades do Ohio para saber do que se tratava a tal denúncia. Logo a resposta foi que não há qualquer ocorrência que aponte para isso. A ABC ouviu líderes haitianos no Ohio, que logo classificaram que se trata de uma fake news. Para além disso, as imagens que estão sendo compartilhadas como “provas” (tanto vídeos como fotos) foram, aparentemente, criadas por IA.

Porque a história, mesmo sendo claramente falsa, está se espalhando no contexto das eleições dos Estados Unidos?

Trata-se de uma tática da campanha de Trump que visa espalhar o medo para obter votos. Sem dúvidas, a equipe do candidato teria condições de fazer uma checagem de conteúdo. Só não faz porque, de algum forma, lucra com a fake news (mesmo que ela seja das mais toscas).

Conclusão

É falso que haitianos estejam comendo gatos, cachorros e patos em Ohio. Tudo não passa de uma fake news que está sendo promovida pelo próprio candidato Donald Trump nos EUA.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).