Boato – Por causa da escassez de homens, governo da Islândia vai pagar mensalidade para imigrantes que se casarem com as mulheres do país.
Enquanto o mundo ainda se divide entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento, parece que não, mas não são apenas as nações mais pobres que enfrentam problemas. Apesar do PIB alto, do alto Índice de Desenvolvimento Humano ou das instituições funcionando quase que perfeitamente, muitos países têm enfrentado problemas de crescimento populacional, ou melhor, falta de crescimento.
Pode não parecer sério, mas essa realidade é preocupante uma vez que para conduzir e fazer funcionar um país é preciso gente. Com o decréscimo populacional, há nações apelando para tentar mudar esse cenário.
Segundo uma notícia que está circulando na internet, a Islândia, um dos melhores lugares para se viver no mundo, está oferecendo mesada para quem casar com as mulheres do país já que a quantidade de homens é muito pequena. Confira a notícia:
Depois de surpreender no futebol em 2016, os noticiários relacionados à Islândia vem adquirindo cada vez mais a atenção dos europeus. A notícia mais interessante que está sendo veiculada é a respeito das medidas que seriam tomadas pelo governo do país para estimular o crescimento populacional.
Segundo o Sunday Adelaja´s Blog, o governo tem um projeto de oferecer o correspondente a 5 mil dólares para imigrantes que se casarem com mulheres islandesas e assim suprir a escassez masculina no país. Ainda segundo o blog, a prioridade nessa resolução será para homens do norte da África.
Se esse projeto do governo da Islândia é verdade ou não, só saberemos com o tempo, mas recomendo aos pretendentes a ficarem ligados nas agências de notícias da Islândia. Veja a notícia original aqui: Due To Insufficient Men, Iceland Will Pay $5,000 Per Month To Immigrants Who Marry Icelandic Women!
A Islândia vai pagar para quem casar com islandesas?
Ainda que muito provavelmente a esta altura já tenha homens fazendo as malas e checando o preço das passagens para a Islândia, vale avisar que é melhor ir com calma, porque essa história é falsa. O governo islandês não prometeu pagar R$15 mil por mês para quem se casar com as mulheres do país, isso é um balela que está circulando há mais de um ano.
A mentira foi publicada em um site duvidoso chamado The Spirit Whispers e acabou sendo replicada em vários lugares, inclusive no Brasil. A versão BR da balela começou a bombar no último mês e continua forte na web.
Acontece que não há escassez de homens na Islândia. Apesar da população total ser pequena – pouco mais de 330 mil pessoas – 50,4% são homens enquanto 49,6% são mulheres. Os dados que comprovam que na realidade há mais homens que mulheres na Islândia podem ser checados no sempre útil Country Meters.
Além disso, devido à proporção que a história tomou, a mídia islandesa desmentiu o boato, assim como o próprio governo do país. Em uma publicação feita através da embaixada da Dinamarca no Egito (que cuida dos assuntos da Islândia lá), as autoridades deixaram claro que a história era totalmente falsa. Segundo o site Iceland on Review até o Ministério de Assuntos Exteriores da Islândia teve de esclarecer em inúmeras ligações que a história era mentira.
Só por desencargo de consciência, procuramos qualquer menção a pagamento de mensalidade, convite a imigrantes e/ou casamento no site do governo e não achamos nada sobre essa bobeira de $5000 dólares (R$15000) para quem casar com as islandesas.
É tudo boato, devidamente desmentido e esclarecido. Ah, para uma visita, são todos bem-vindos.