Boato – Vídeo que viralizou mostra líder da Palestina defendendo Israel durante assembleia da ONU.
Análise
Em meio ao debate polarizado sobre a questão entre Palestina e Israel, um vídeo está sendo utilizado por um dos lados. Nas imagens, que ocorreram durante um evento, um homem com vestes muçulmanas defende Israel. Ele diz que o país é o que dá empregos na região e que aponta que Israel deve se defender do Hamas.
Junto ao vídeo, é dito que o homem seria um “líder da Palestina” e que o vídeo teria sido gravado durante a Assembleia-Geral da ONU (que ocorre anualmente). Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:
Versão 1: E AGORA, BRASIL, LULALADRÃO, ESQUERDALHA COVARDE?!!!! LIDER PALESTINO NA ONU DEFENDE ISRAEL, UHUUUUUU!!! DEUS, SALVE ISRAEL!! Versão 2: LÍDER PALESTINO DEFENDE ISRAEL NA ONU E DEIXA TODOS ASSUSTADO VEJA 18/10/2023
@rafa.noticia24horas #brasilnaoclassificahamascomoterrorista #noticiaatualizada #estadosunidos #bombardeiro #palestina ♬ som original – FABIO FERREIRA TV NOTÍCIAS
Checagem
Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o líder da Palestina defendeu Israel durante a Assembleia-Geral da ONU? 2) Quem é a pessoa que está no vídeo e em qual situação foi gravada? 3) O que os líderes da Palestina (que não são o Hamas) pensam sobre a questão da guerra?
É verdade que o líder da Palestina defendeu Israel durante a Assembleia-Geral da ONU?
Não. Primeiro, porque não haveria lógica no líder da Palestina ver o território ser totalmente destruído e ainda concordar com o país que o ataca (neste sentido, era mais fácil ter feito um acordo antes de guerra). Segundo porque o vídeo não é do “líder da Palestina” (que é Mahmoud Abbas) e não foi gravado na ONU.
Quem é a pessoa que está no vídeo e em qual situação foi gravada?
O vídeo é, na realidade, é de outra situação. Ao fazer uma busca reversa de um print do vídeo, descobrimos que a pessoa que está falando a favor de Israel Mudar Zahran (que é um oposicionista ao governo da Jordânia). A fala ocorreu no Parlamento Europeu em 2018. Em uma publicação no Twitter, ele destacou a seguinte fala: “A União Europeia prejudica os palestinos e os jordanianos ao boicotar as empresas israelenses que nos oferecem empregos… O meu discurso no Parlamento Europeu”.
Agora, em 2023, Mudar Zahran fez publicações condenando os ataques do Hamas e também de Israel. Como solução, ele sugere um acordo para os líderes do Hamas deixarem Gaza, se comprometerem com o fim das atividades militares do grupo e ganharem anistia pelo que foi feito até o momento.
O que os líderes da Palestina (que não são o Hamas) pensam sobre a questão da guerra?
A fala verdadeira do líder da Palestina na ONU ocorreu em setembro de 2023. Ele defende a coexistência de Israel e Palestina e acredita que é a partir do acordo que poderia ocorrer negociações de paz. Mahmooud Abbas disse ainda que, talvez, fosse a última oportunidade de acordo e pediu uma conferência internacional de criação do estado palestino.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que a pessoa que fez uma fala defendendo Israel é o “líder da Palestina” e que a fala ocorreu durante assembleia da ONU. A pessoa é um opositor da Jordânia e as ideias dele não são compactuadas pelo “verdadeiro” líder da Palestina.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)