Boato – O presidente da Venezuela Nicolás Maduro posicionou mísseis na fronteira do país com o Brasil.
Análise
As tensões entre Venezuela e Brasil continuam rendendo conteúdos bombásticos em alguns canais específicos de redes sociais de vídeos como o YouTube e TikTok. Agora, a história aponta para uma atitude drástica do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Segundo as postagens, Nicolás Maduro teria movido mísseis para a fronteira e estaria planejando ataques contra o Brasil. Além disso, acusações de que o exército brasileiro estaria “desobedecendo” ordens também compõem o conteúdo. Leia três versões da história que se espalharam em canais do YouTube:
Versão 1: “NICOLÁS MADURO movimenta misseis na FRONTEIRA e ameaça o Brasil” Enquanto LULA se acovarda, Ditador da Venezuela ameaça atacar o Brasil com seu EXÉRCITO. Versão 2: EXÉRCITO DESOBEDECE LULA E DISPADA MÍSSEIS NA FRONTEIRA DA VENEZUELA! AMORIM, MADURO NÃO CONFIAMOS Versão 3: NICOLÁS MADURO Movimenta Mísseis na FRONTEIRA e Ameaça o Brasil
Checagem
Todos os vídeos que vimos acumularam muitas visualizações e fizeram sucesso. Por isso, vamos fazer a checagem. Para tanto, vamos responder a algumas perguntas fundamentais: 1) É verdade que Maduro posicionou mísseis na fronteira da Venezuela com o Brasil? 2) O Brasil disparou mísseis na fronteira com a Venezuela? 3) Há alguma chance de Maduro tomar tal atitude?
É verdade que Maduro posicionou mísseis na fronteira da Venezuela com o Brasil?
Não. Não há qualquer indício ou confirmação oficial de que a Venezuela tenha deslocado mísseis para a fronteira com o Brasil. Fontes militares e diplomáticas de ambos os países não relataram tal movimentação, e o tema não apareceu em nenhuma fonte de mídia confiável. Na realidade, tudo parece ser mais um conteúdo para caçar-cliques na internet.
O Brasil disparou mísseis na fronteira com a Venezuela?
Também não há indícios de que o exército brasileiro tenha “desobedecido” o presidente ou realizado movimentações militares sem autorização. Aliás, é improvável que um movimento de insubordinação como esse se revele real em alguma situação do tipo.
Há alguma chance de Maduro tomar tal atitude?
Apesar das tensões entre Brasil e Venezuela (mais da parte da Venezuela do que do Brasil), não. Apesar das indiretas de alguns órgãos, o governo venezuelano não emitiu qualquer ameaça militar contra o Brasil. A guerra entre governos parece ser mais no campo da diplomacia e economia do que outra coisa.
Conclusão
As alegações de que Nicolás Maduro teria movimentado mísseis para a fronteira e ameaçado o Brasil são falsas. Não há qualquer evidência que sustente essas afirmações, e o conteúdo apresenta características típicas de boatos alarmistas que surgem em redes sociais. O mesmo podemos dizer sobre as outras afirmações contidas nas mensagens em questão.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).