Boato – A mãe de Donald Trump, Mary Anne Macleod, mãe de Donald Trump, entrou nos EUA como imigrante ilegal em 1930.
Análise
As polêmicas envolvendo a política migratória adotada pelo segundo governo de Donald Trump estão suscitando mais fake news na internet. Uma delas voltou a circular agora e aponta para a mãe do presidente dos EUA, Mary Anne Macleod.
No início de 2025, o boato de que Mary Anne Macleod, mãe do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, teria entrado no país como imigrante ilegal voltou a circular nas redes sociais. Leia algumas das histórias que circulavam e voltaram a circular online:
Versão 1: “Essa senhora imigrante ILEGAL é justamente a mãe do intolerável, abominável, DESUMANO Donald Trump. Vê que coisa. Escocesa, entrou nos EUA em 1930 como imigrante ilegal. Mãe de Donald Trump.” Versão 2: “Mary Anne MacLeod, mãe de Donald Trump, nasceu nas Terras Altas (Escócia) e imigrou para Nova Iorque em 1930, onde conheceu Fred Trump e casaram em 1936. Chegou a Nova Iorque como imigrante ilegal para obter residência permanente.”
Versão 3: A mãe de Donald Trump, Mary Anne MacLeod, foi uma imigrante escocesa que chegou aos EUA em 1930, em situação irregular. Ironicamente, o filho que cresceu sob as raízes de uma família imigrante agora dedica seu governo a perseguir, desumanizar e marginalizar outras pessoas que buscam nos Estados Unidos um futuro melhor, como sua própria mãe fez.
Ter descendência imigrante não garante empatia, humanidade ou alma. Trump é a prova viva de que, mesmo com uma história familiar que deveria inspirar compaixão, ele escolheu o caminho da intolerância e do ódio. A luta pelos direitos dos imigrantes continua, porque ninguém deveria ser tratado como criminoso por buscar uma vida digna.
Checagem
A narrativa levantou mais questionamentos a respeito do assunto, mas não procede. Mais do que isso: já foi desmentida pelo Boatos.org. Para esclarecer a situação, respondemos as seguintes perguntas: 1) Mary Anne Macleod, mãe de Trump, foi imigrante nos EUA? 2) A história da mãe de Trump tem elementos que poderiam causar confusão? 3) Quando que o fake sobre Mary Anne Macleod circulou anteriormente?
Mary Anne Macleod, mãe de Trump, foi imigrante nos EUA?
Sim, mas não como imigrante ilegal. Como falamos em outra checagem, nos baseamos em narrativas contadas pela revista The New Yorker, pela BBC e pelos sites de fact-checking Snopes e Truth of Fiction. Mary Anne nasceu na Escócia e emigrou legalmente para os Estados Unidos. Ela deixou a cidade de Glasgow em novembro de 1929 e chegou ao país em maio de 1930. Na época, ela possuía a documentação necessária para ser aceita no território norte-americano. Não consta em nenhuma fonte confiável a informação de que ela teria sido ilegal.
A história da mãe de Trump tem elementos que poderiam causar confusão?
Sim. Após sua chegada aos Estados Unidos, Mary Anne retornou brevemente à Escócia antes de se casar com Fred Trump em 1936. Além disso, em registros do censo de 1940, foi erroneamente declarada como cidadã americana, embora ainda aguardasse a naturalização, concluída apenas em 1942. Esses fatos podem gerar confusão, mas não sustentam a acusação de entrada ilegal.
Quando que o fake sobre Mary Anne Macleod circulou anteriormente?
Não é novo. Esse boato surgiu inicialmente em 2018 e já foi desmentido diversas vezes por veículos como Snopes, BBC e The New Yorker. No início de 2025, voltou a circular com pequenas alterações no texto, mas sem qualquer comprovação dos fatos apresentados.
Conclusão
A história de que Mary Anne Macleod, mãe de Donald Trump, entrou nos Estados Unidos como imigrante ilegal é falsa. Documentos históricos comprovam que ela imigrou legalmente para o país. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular na internet.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).