Boato – Miriam Novak fez um discurso na ONU em 2024 como representante de Israel e falou sobre o país.
Análise
Em meio aos crescentes (já há um ano) conflitos no Oriente Médio, conteúdos falsos sobre Israel não demoram a circular na internet. O último deles aponta para um suposto discurso que teria ocorrido na Assembleia Geral da ONU em 2024.
O discurso teria ocorrido por parte da “representante de Israel na ONU” Miriam Novak. No pronunciamento, ela teria falado sobre o país, os judeus sempre serem vítimas e outros povos e sempre darem contribuições. Leia a mensagem que está viralizando na internet:
Grande discurso 25/09/2924.- A representante de Israel na ONU: Miriam Novak, na assembleia geral extraordinária em Nova York, convocada a pedido dos líderes da União Europeia e do novo bloco árabe, fez o seguinte discurso: “Senhoras e senhores, Como vocês sabem, vivemos entre vocês há dois mil anos, oferecendo-lhes nossos conhecimentos, descobertas e invenções.
Há oitenta anos, a Europa, liderada pela Alemanha, realizou uma limpeza étnica: quase exterminou todos os judeus que ali viviam. Franceses, belgas, holandeses, noruegueses, húngaros, eslovacos, polacos, lituanos, ucranianos – todos ajudaram os fascistas. Você matou pelo menos 6 milhões de judeus, incluindo bebês. Cada um deles poderia ter dado ao mundo filhos, netos e bisnetos, de modo que o número de mortes pode ser multiplicado por quatro ou cinco.
E agora, quando os judeus são mais uma vez saqueados, espancados e mortos em todos os seus países, e os seus tribunais libertam os assassinos, vocês nos dizem que não temos o direito de nos defender? Não temos o direito de alertar os nossos inimigos de que responderemos a uma nova limpeza étnica com um golpe ainda mais forte? Talvez você possa citar outra nação cuja destruição é tão desejada pela sua nova comunidade internacional liderada pelo Irã…!! E por quê?
Há dois mil anos vivemos entre vocês, oferecendo-lhes nossos conhecimentos, descobertas e invenções. Demos-lhe o alfabeto, a Bíblia, Maria, a Virgem, Jesus, os doze apóstolos, Spinoza, Disraeli, Colombo, Newton, Nostradamus, Heine, Mendelssohn, Einstein, Zimer, Eisenstein, Freud, Landau, Gershwin, Offenbach, Rubinstein, Saint-Saëns, Kafka, Lombroso, Montaigne, Mahler, Marcel Marceau e Svyatoslav Richter, Yehudi Menuhin, Stefan Zweig, Arthur Miller, Maya Plisetskaya, Stanley Kubrick, Irving Berlin, Edward Teller, Aryeh Poykhtvangar, Paul Newman, Robert Oppenheimer, Benny Goodman, Eugène Ionesco, Imre Kálmán, Marcel Proust, Marc Chagall, Barbra Streisand, Claude Lelouch, Steven Spielberg, E
Checagem
Por causa, principalmente, do contexto geral do momento, a mensagem viralizou em redes sociais. Só que a história não é bem assim (na realidade, não é nada assim). Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O discurso em questão foi proferido por Miriam Novak na Assembleia Geral da ONU em 2024? 2) Quem é Miriam Novak? 3) Qual é a origem do texto que está circulando na internet?
O discurso em questão foi proferido por Miriam Novak na Assembleia Geral da ONU em 2024?
Não. A realidade apareceu quando fizemos algumas buscas: sobre quem representou Israel na Assembleia Geral da ONU, sobre o que foi dito, sobre quem é Miriam Novak e sobre a origem do vídeo que está circulando na internet.
Logo descobrimos que Israel não foi representado por Miriam Novak na Assembleia Geral da ONU deste ano. O representante foi o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. E o discurso dele não foi do texto em questão.
Quem é Miriam Novak?
Ao buscar por pessoas com este nome, encontramos um atriz alemã, algumas profissionais brasileiras e uma pessoa que seria responsável pelo discurso em questão na ONU. Detalhe: esta história de fala de Miriam Novak circula sempre com a mesma corrente (e nunca com a fonte oficial).
Qual é a origem do texto que está circulando na internet?
O único lugar que encontramos o mesmo texto foi em redes sociais falando sobre o suposto discurso. A única diferença que encontramos em outros posts é que se falava de um discurso em 2021 (que também não ocorreu).
Conclusão
Miriam Novak não é a representante de Israel na ONU, o discurso não foi dito na Assembleia Geral em 2024 e a história é só mais um boato que insiste em circular por aí.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).