Boato – A Venezuela promulgou uma nova constituição. Por isso, manifestantes queimaram motos e carros em protesto.
Não é de hoje que países da América do Sul se transformam em alvos de diversas fake news. Dentre todos, a Venezuela é a campeã. Tanto que o mesmo vídeo acaba sendo utilizado para mais de uma história.
No caso de hoje, um vídeo que circula online mostra o que seria uma manifestação na qual motos e carros são queimados. Junto à filmagem, uma mensagem aponta que o protesto seria uma reação à “nova constituição da Venezuela”. “Foi promulgado a nova constituição da Venezuela assistam e compartilhem”, diz uma das mensagens que circulam por aí. Assista ao vídeo:
Foi promulgado a nova constituição da Venezuela 🇻🇪 assistam e compartilhem pic.twitter.com/jPs3WIk9D1
— Annya Bolsonaro 🇧🇷🍀♥️ (@annya_bolsonaro) January 6, 2022
Nova constituição da Venezuela foi promulgada e manifestantes queimaram motos em protesto?
O vídeo se espalhou em grupos simpáticos a Bolsonaro nas principais redes sociais e, claro, em aplicativos de mensagem. Só que, além de a história ser falsa, o vídeo em questão já foi alvo de um desmentido nosso. Como o que falamos anteriormente vale para agora, relembre o que escrevemos:
Alguns pontos já nos deixam desconfiados. Basta olhar para a publicação para perceber que ela apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.
Além disso, histórias falsas sobre a Venezuela são recorrentes na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que um vídeo mostraria a guerra civil na Venezuela, em 2021. Também a que indicava que Maduro teria feito um acordo com coronavírus na Venezuela e, por fim, a que apontava que um sargento da Guarda Bolivariana teria atirado em coronel e desobedecido ordens de Maduro na Venezuela.
E assim como no desmentido do vídeo do suposto sargento da Guarda Bolivariana, tudo indica que as imagens da história de hoje, na verdade, são da Colômbia. Desde o início de maio de 2021, a Colômbia registra embates entre manifestantes e a polícia. A crise começou após o presidente Iván Duque anunciar uma reforma tributária que desagradou grande parte da população. A ação levou diversas pessoas às ruas para protestar contra a medida. Entretanto, a polícia iniciou um confronto com manifestantes, resultando em diversas pessoas machucadas e mortas.
E como dissemos anteriormente, diversos elementos do vídeo de hoje indicam que as imagens, na realidade, foram gravadas na Colômbia. O primeiro deles é uma bandeira da Colômbia. Apesar das bandeiras dos dois países serem parecidas (porque antes de se tornarem independentes, Colômbia, Venezuela e Equador faziam parte do extinto país chamado Grã-Colômbia), elas possuem diferenças. Na bandeira da Colômbia, a faixa amarela ocupa metade da bandeira. Enquanto isso, as faixas da bandeira da Venezuela possuem o mesmo tamanho e há a presença de 7 ou 8 estrelas na faixa do meio (isso depende se a bandeira é anterior ou posterior a 2006, quando a bandeira sofreu modificações).
O segundo elemento que denuncia a fake news é o estabelecimento chamado Oxicauca que aparece no vídeo. Ao pesquisar pelo nome da loja na internet, descobrimos que ela fica localizada na Colômbia.
Ao buscar por mais detalhes sobre o assunto na internet, encontramos diversas notícias que explicam as imagens. O vídeo foi gravado na cidade de Popayán, na Colômbia, no dia 28 de maio de 2021. Na oportunidade, manifestantes queimaram centenas de carros e motos que estavam apreendidos no pátio municipal da autoridade de trânsito local. Manifestantes também atearam fogo na prefeitura da cidade.
Por fim, é importante destacar que o presidente da Colômbia, Iván Duque, faz parte do Centro Democrático, um partido de centro direita que foi apoiado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, nas eleições de 2018, e é opositor aos partidos de esquerda no país.
Vale apontar que, ao contrário do que aponta a mensagem, não foi promulgada nenhuma constituição nova na Venezuela nos últimos dias. A constituição vigente no país é a de 1999. O Boatos.org, inclusive, já desmentiu outro boato sobre “novas regras do país”.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que manifestantes atearam fogo em carros e motos após a nova constituição ser promulgada na Venezuela. Vídeo foi gravado na Colômbia e país governado por Nicolás Maduro não escreveu uma nova carta magna.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3HIppbu |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |