Boato – Imagem mostra Panda que viajou ao lado de seu cuidador em voo da China até o Japão. Animal usou cinto de segurança, cobertor e comeu bambus a bordo.
Aquele que nunca viu imagens de um urso panda (dormindo, comendo, brincando) e não soltou um ‘owwnnn’ mesmo que só para si, provavelmente não tem coração. O bicho é uma graça e sonho de consumo de muita gente.
Ameaçado de extinção, o animal é tão importante que foi adotado como símbolo da WWF (World Wild Found) e tem grande peso na cultura chinesa. Por serem tão respeitados, a empresa China Airlines permitiu o inimaginável. Deixou que um urso panda viajasse ao lado de seu cuidador, na primeira classe de um voo da China ao Japão.
Sim, o animal fofo viajou sentadinho ao lado de seu acompanhante, usando cinto de segurança, um cobertor e ainda comeu bambus a bordo. Pelo menos é isso que explica a legenda da imagem intrigante, postada na página Fatos Desconhecidos, no último dia 21. Confira:
‘Este é um panda de verdade. A China o enviou para o Japão como uma forma de presente e estabelecendo amizade. Por razões de segurança, o animal sentou no banco de passageiros ao lado de seu cuidador, e não em uma gaiola, então o panda simplesmente aproveitou a viagem com seu cinto de segurança, se aquecendo com um cobertor e comendo seus bambus.’
Por mais divertida que essa história possa parecer, ela não é verdadeira. Isso porque o urso panda da foto não é de verdade. É um bicho de pelúcia que enganou um monte de gente ao redor do mundo e agora está fazendo sucesso no Brasil. Tanto que, no Café com Jornal de hoje (25), a história do panda viajante foi desmentida ao vivo.
No entanto, a coisa toda sequer é de agora. Embora esteja rendendo centenas de comentários e milhares de curtidas e compartilhamentos, a foto foi divulgada em 2012 e causou o maior alvoroço porque a China Airlines assumiu ter permitido a viagem do animal na cabine do avião para apoiar a causa de proteção aos pandas. Nesse mesmo ano, o urso panda fake foi desmascarado pelo Daily Mail do Reino Unido.
Além disso, a trolagem não aconteceu em um voo da China ao Japão e sim da China aos Estados Unidos, outra falha da história divulgada aqui no Brasil. Apesar da gracinha que seria viajar ao lado de um panda, tudo não passou de #boato, um fato que a página Fatos Desconhecidos deixou passar.
PS: Este artigo foi uma sugestão do leitor Douglas Luz. Se você quiser sugerir algum tema para o Boatos.org, entre em contato conosco pelo site ou pelo Facebook.