Boato – O helicóptero Black Hawk que colidiu com avião em Washington, nos EUA, era uma mulher transgênero chamada Jo Ellis.
Análise
Uma das primeiras crises do governo Donald Trump ocorreu após o acidente fatal nas proximidades do aeroporto de Washington no qual 67 pessoas morreram após um avião se chocar com um helicóptero militar Black Hawk.
No primeiro momento, o próprio Trump veio a público para atacar cotas raciais e de gênero e “responsabilizar” as políticas de diversidade (sem qualquer prova) pela tragédia. Neste contexto, uma mensagem começou a ser espalhada em redes sociais.
Circulou na web a alegação de que o piloto do helicóptero Black Hawk envolvido em uma colisão com um avião de passageiros em Washington seria uma mulher transgênero chamada Jo Ellis, conhecida por suas declarações contrárias às políticas do ex-presidente Donald Trump.
Segundo essas mensagens, Ellis teria se manifestado contra a ordem executiva de Trump que proibia pessoas transgênero de servirem nas forças armadas e, um dia antes do acidente, publicado postagens protestando contra essa política. Leia uma das mensagens que viralizou na internet:
piloto do helicóptero Black Hawk que colidiu com um avião de passageiros em Washington era uma mulher transgênero que fez declarações anti-Trump nas redes sociais, relata a mídia americana.
Note-se que Jo Ellis, ex-oficial militar e piloto, se manifestou contra a ordem executiva de Trump que proibia pessoas transgênero de servir nas forças armadas depois que Trump anunciou sua intenção de reforçar os padrões de voo e abandonar a política de inclusão.
Um dia antes do desastre, Ellis publicou uma série de postagens nas redes sociais protestando contra a política de Trump de excluir pessoas transgênero do serviço militar.
Checagem
A história serviu como combustível para a argumentação de Trump (algo, inclusive, muito conveniente). Porém, é mais uma fake news de caráter político. Para checar o conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) Piloto do helicóptero Black Hawk que colidiu em avião nos EUA era transgênero? 2) Quem era o o piloto do helicóptero Black Hawk que colidiu em avião nos EUA? 3) O que Jo Ellis falou sobre o assunto?
O piloto do helicóptero Black Hawk que colidiu com um avião nos EUA era transgênero?
Não, essa informação é falsa. As autoridades militares dos Estados Unidos identificaram os pilotos envolvidos no acidente e nenhum deles é Jo Ellis ou uma pessoa transgênero. A informação foi publicada por veículos de mídia dos EUA e do Brasil.
Quem era o piloto do helicóptero Black Hawk que colidiu com um avião nos EUA?
De acordo com esta matéria da CNN (reproduzida pela CNN Brasil), Ryan Austin O’Hara e Andrew Loyd Eaves eram dois dos soldados que estavam no helicóptero Black Hawk que se chocou com o avião. Nenhum dos dois é transgênero. A terceira integrante é uma mulher cisgênero chamada Rebecca Lobach. O nome dela foi divulgado posteriormente porque a família demorou para autorizar. Não houve a informação de qual dos três era o piloto.
O que Jo Ellis falou sobre o assunto?
Jo Ellis é uma ex-oficial militar transgênero que, de fato, se manifestou contra a ordem executiva de Donald Trump que proibia pessoas transgênero de servirem nas forças armadas, assinada assim que ele assumiu o cargo.
A repercussão da fake news foi tamanhã que ela teve que vir a público desmentir que estivesse no helicóptero que caiu em Washington. O desmentido foi publicado nesta matéria do The Independent e o vídeo consta nesta página do Facebook. Leia também um desmentido:
Aconteceu uma loucura na internet e estou sendo nomeado como um dos pilotos do acidente de DC. Por favor, denuncie quaisquer contas ou postagens que você veja. É um insulto às vítimas e às famílias dos perdidos e eles merecem mais do que essa besteira dos bots e trolls da internet.
Conclusão
As alegações de que o piloto do helicóptero Black Hawk envolvido na colisão com um avião de passageiros nos EUA era uma mulher transgênero chamada Jo Ellis são falsas. As autoridades confirmaram que nenhum dos pilotos envolvidos no acidente corresponde a essa descrição e ela mesmo veio a público desmentir a fake news.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)