Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que Putin tenha comentado plano de golpe no Brasil e dito que “Bolsonaro estaria morto”

É falso que Putin tenha comentado plano de golpe no Brasil e dito que “Bolsonaro estaria morto”

Putin diz que Bolsonaro estaria morto se tentasse dar golpe na Rússia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vladimir Putin comentou a suposta tentativa de golpe por parte de Bolsonaro dizendo que  “se fosse na Rússia, estaria morto”.

Análise

Em meio às investigações relacionadas ao suposto plano de assassinato contra Lula, Alckmin e Moraes, uma suposta declaração do presidente da Rússia Vladimir Putin começou a circular na internet.

Postada por perfis contrários, a publicação apontava que Bolsonaro (descrito como ladrão de joias, Bozo ou “traidor”) estaria morto se o plano tivesse sido descoberto na Rússia. Leia a mensagem que circula na web:

PERGUNTARAM AO PUTIN SOBRE GOLPE QUE O BOZO QUERIA DÁ NO BRASIL, OLHA A RESPOSTA DELE AÍ, SE FOSSE NA RÚSSIA O LADRÃO DE JOIAS ESTARIA MORTO, O BOZO NÃO DURARIA 2 SEMANAS NA RÚSSIA, ESPERO QUE A JUSTIÇA BRASILEIRA PELO MENOS PRENDA ESSE LADRÃO ASSASSINO GOLPISTA CANALHA Putin ao ser perguntado sobre o Golpe de Estado tentado pelo Bolsonaro: “Se fosse na Rússia seria condenado a morte, para traidores da pátria Russa não há perdão”

Checagem

Em redes sociais como X, a história não demorou a viralizar na internet. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que Putin disse que Bolsonaro estaria morto se tivesse tentado dar um golpe na Rússia? 2) Putin deu alguma declaração sobre as investigações relacionadas a suposta tentativa de golpe? 3) Se houvesse algo similar, os suspeitos estariam “mortos”?

É verdade que Putin disse que Bolsonaro estaria morto se tivesse tentado dar um golpe na Rússia?

Não. Tentamos buscar em qualquer fonte confiável qualquer informação sobre Putin ter falado que “Bolsonaro estaria morto se tivesse tentado dar um golpe na Rússia”. A história, aliás, surgiu em uma página que se autointitula como de humor e que publica “sátiras”.

Putin deu alguma declaração sobre as investigações relacionadas a suposta tentativa de golpe?

Putin está mais preocupado com outras questões (como o ataque recente da Rússia na Ucrânia e a autorização de uso de armas dos EUA por parte do país vizinho) para ficar falando em questões relacionadas ao Brasil. Por isso mesmo, nada ele falou sobre o assunto.

Se houvesse algo similar, os suspeitos estariam “mortos”?

Putin não falou nada a respeito e nem disse que Bolsonaro “estaria morto”. Porém, é possível fazer um exercício no qual não é possível descartar que alguém que tentasse dar um golpe estivesse morto. Esse levantamento aponta que nada menos do que 15 opositores de Putin morreram desde 1999. Ou seja: algo similar na Rússia, provavelmente, não resultaria em algo bom para os oposicionistas.

Conclusão

É falso que o presidente Rússia Vladimir Putin tenha falado sobre Bolsonaro estar morto se a tentativa de golpe tivesse ocorrido na Rússia. Trata-se de uma fake news de uma página de “humor” favorável a Lula.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).