Boato – Urgente: EUA e Rússia se unem para combater terrorismo e pode acontecer 3ª Guerra Mundial.
O mundo ficou em alerta após os ataques da sexta-feira, 13 de novembro de 2015, na cidade de Paris. Além da solidariedade com os mortos, dúvidas surgiram em relação à segurança do mundo. Na internet, as pessoas começaram a levantar se o Brasil poderia ser o próximo alvo do Estado Islâmico (o que desmentimos aqui). Mas não foi só isso que apareceu.
Textos começaram a levantar a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial após os ataques na França. Um texto publicado no site de conteúdo colaborativo Blasting News aponta que após Rússia e EUA se juntarem contra o terrorismo, mais uma grande guerra estaria próxima de eclodir. Leia:
URGENTE: EUA E RÚSSIA SE UNEM PARA COMBATER TERRORISMO E PODE ACONTECER 3ª GUERRA MUNDIAL As duas nações mais poderosas do mundo se unem para destruir o Estado Islâmico e geram pânico na humanidade.Maiores industrias bélicas do mundo contra o EI.
A terceira guerra mundial pode estar muito próxima de eclodir. Tudo isso porque Estados Unidos e a Rússia acabam de se oferecer para destruir o Estado Islâmico depois do massacre que ceifou a vida de quase duzentas pessoas em Paris. As duas nações não tinham nenhum acordo desde a crise civil na Ucrânia; Obama foi o responsável pela Rússia ser excluída do G20.
O porta-voz de Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse que o país está à disposição para ajudar na investigação dos crimes desumanos dos terroristas. Já Obama fez um pronunciamento oficial dizendo que os Estados Unidos estão preparados e prontos para prestar assistência a França. Obama também condenou os ataques. Vários países estão se unindo e oferecendo apoio no combate ao terrorismo. Internautas de todo o mundo demonstram medo com uma possível união entre os dois poderosos países.
…
Cortamos o resto do texto pois era um relato da reunião do G20 que aconteceu no sábado, 14 de novembro. Mas vamos falar do que interessa: será que uma Terceira Guerra Mundial está próxima de eclodir? A resposta é não. Vamos aos fatos:
O primeiro ponto está na própria fonte da informação. Com exceção dos sites que replicaram a informação, ninguém falou em Terceira Guerra Mundial. Nem mesmo na reunião do G20 se falou no termo. Ou seja, tudo isso não passou de uma especulação de um site que usou o medo de internautas do mundo como fonte.
Além disso, já faz algum tempo que a Rússia e os Estados Unidos estão juntos para combater o Estado Islâmico. Não foi nessa reunião após os ataques em Paris que isso foi definido. Desde setembro, a Rússia fala em combater o terrorismo na Síria. No Caso, a intenção é manter Bashar al Assad no poder do país asiático. Os Estados Unidos estão a mais tempo ainda na batalha. Detalhe: nunca se falou em 3ª Guerra por causa disso.
Resumindo: há sim uma batalha à vista. Mas não é possível chamar a Guerra do Estado Islâmico e os países do ocidente de Terceira Guerra Mundial, assim como não podem ser chamadas de Terceira Guerra os conflitos no Iraque, Afeganistão etc. Falar nisso ou é boato ou é estar falando no sentido figurado. Pelo menos por enquanto.
PS: durante cerimônia deste sábado (14), o papa Francisco chegou a citar os conflitos como “uma Terceira Guerra Mundial acontecendo aos poucos”. Mesmo que ele tenha falado isso, o fato é que ele usou uma figura de linguagem para falar dos conflitos e não que estava anunciando uma batalha global. Ele, aliás, já havia usado o termo em outras oportunidades.
PS II: este artigo foi uma sugestão do leitor Lucas Coelho. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.