Boato – Donald Trump foi o primeiro presidente em 100 anos a não iniciar uma guerra dos Estados Unidos com outros países.
Análise
As eleições nos Estados Unidos já estão suscitando desinformações na internet (mais do que, até o momento, as eleições brasileiras). Uma das histórias lista o que seria um grande feito do ex-presidente candidato e Donald Trump.
De acordo com a mensagem que está circulando na internet, ele teria sido o primeiro presidente em 100 anos a não colocar os Estados Unidos em uma guerra internacional. Leia a mensagem que circula na internet:
Heróis e vilões, a mídia os cria e você confia? Obama, Nobel da Paz em 2009, bombardeou 7 paises em 6 anos. Só em 2017 lançou 26mil bombas! Trump firmou 7 tratados de Paz, elaborou o “Plano Trump pela Paz”, foi o 1° presidente em 100 anos a não iniciar nenhuma guerra! #DonaldTrump #MAGA
Checagem
Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas e mostrar que a história não é (no mínimo) bem assim. São elas: 1) É verdade que Trump é o primeiro presidente dos EUA em 100 anos a não entrar em uma guerra? 2) As outras informações na mensagem são reais? 3) Isso faz de Donald Trump um “grande pacifista”?
É verdade que Trump é o primeiro presidente dos EUA em 100 anos a não entrar em uma guerra?
A mensagem tem informações verdadeiras e informações falsas. A parte que fala sobre Trump ser o primeiro presidente em 100 anos a não entrar em uma guerra é falsa.
Essa narrativa já circulou em inglês e foi desmentida pelo USA Today lá em 2020. Na época, o jornal pontuou que diversos outros presidentes desde Dwight Eisenhower (que comandou os EUA entre 1953 a 1961) também não enviaram tropas para guerras ou conlitos armados. Três exemplos citados foram Jimmy Carter, Henry Fors e Richard Nixon.
As outras informações na mensagem são reais?
Pelo que vimos, sim. Essa matéria fala que os Estados Unidos, em 2016, jogaram bombas no Iraque, Síria, Paquistão, Afeganistão, Líbia, Iêmen e Somália em 2016. Neste ano (e não em 2017), foram jogadas 26.171 bombas. Trump, de fato, promoveu o tal plano pela paz de Israel e Palestina. Planos que, aliás, não foram para frente.
Isso faz de Donald Trump um “grande pacifista”?
Não necessariamente. Houve uma junção de circunstâncias que corroboraram com a não entrada dos EUA em guerras no período Trump. O principal foi o não início (e a falta de pedidos de ajuda) de novas guerras. Os dois principais conflitos do momento (Rússia x Ucrânia e Israel x Hamas) surgiram depois de seu governo. Na realidade, ele não foi verdadeiramente testado neste sentido.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que Trump tenha sido o primeiro presidente dos EUA em 100 anos a não iniciar uma guerra. Há informações reais na mensagem, mas esta em específico é falsa.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).