Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que Donald Trump também tenha levado um tiro no peito em atentado nos EUA

É falso que Donald Trump também tenha levado um tiro no peito em atentado nos EUA

Trump levou tiro no peito, mas foi salvo por colete à prova de balas, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Donald Trump também levou um tiro no peito, mas foi salvo por colete à prova de balas em atentado nos Estados Unidos.

Análise

Passadas mais de 24 horas do atentado contra Donald Trump na cidade de Butler, na Pensilvânia, as fake news sobre o assunto começam a ser monitoradas pela nossa equipe.

Uma das histórias aponta para algo espantoso que teria ocorrido com o ex-presidente dos Estados Unidos. Uma imagem em zoom do momento em que ele está sendo retirado do palco de um comício após ser atingido por um tiro de raspão na orelha revela outra coisa.

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

A imagem mostra o que seria um tiro que Donald Trump havia levado no peito. Mais do que isso: ele teria sido salvo por estar com um colete à prova de balas embaixo do paletó. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja a foto em questão:

Versão 1: Trump começou a usar um colete à prova de balas, conforme recomendado por sua equipe de segurança. Isso salvou a vida dele!! Ele levou um tiro no peito!! Versão 2: imagens mostram tiro no peito de donald trump detido pelo uso de colete aprova de bala. Versão 3: Trump teria levado um tiro no peito e outro na orelha, a indicação é de arma de baixo calibre. Deus e um colete a prova de balas o salvou.

Checagem

O conteúdo circulou entre perfis de pessoas que nutrem simpatia pelo ex-presidente Donald Trump. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Donald Trump levou um tiro no peito durante o comício nos Estados Unidos? 2) A imagem prova que Donald Trump levou um tiro no peito durante o comício nos Estados Unidos? 3) O ex-presidente dos EUA estava com um colete à prova de balas no comício?

É verdade que Donald Trump levou um tiro no peito durante o comício nos Estados Unidos?

Não é verdade. Passado mais de um dia do acontecimento, podemos afirmar que Donald Trump foi atingido por um tiro, que pegou de raspão na orelha. Por muito pouco (por centímetros), ele não perdeu a vida. Porém, não houve qualquer notícia em fonte confiável que aponte que ele tivesse levado um tiro no peito.

O único elemento que provaria o “tiro no peito” seria a foto. Mas uma análise mais aprofundada derruba esta tese.

A imagem prova que Donald Trump levou um tiro no peito durante o comício nos Estados Unidos?

A imagem do que seria o “furo da bala” na altura do peito de Donald Trump é, na realidade, o friso do paletó de um dos seguranças do ex-presidente. A foto sem o zoom (que é da Agência Associated Press) mostra claramente não se trata de um tiro. Veja uma publicação da ABC News no Instagram e tire as suas conclusões:

O ex-presidente dos EUA estava com um colete à prova de balas no comício?

Não há certeza disso. Não há nenhuma informação oficial de que ele estivesse se utilizando de um colete à prova de balas durante o evento. No passado, há alguns relatos de que ele estaria utilizando a proteção em alguns eventos públicos. Porém, não há nada que aponte para isso.

Conclusão

Fake news ❌

Donald Trump não levou um tiro no peito durante o comício na Pensilvânia em julho de 2024. Neste caso, uma imagem menos aproximada mostra que a história não passa de uma fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).