Boato – Uma carne bovina falsa foi produzida na China. Vídeo mostra como ela é amassada e cortada.
Análise
O que não falta na internet são mensagens falando sobre a qualidade de produtos alimentícios. Quando falamos de China, essa proporção fica mais latente ainda. É o caso da história de hoje.
Um vídeo viral mostra um pedaço de couro ou pano sendo colocado em uma máquina e cortado, alegando ser uma produção de carne falsa na China. Além disso, a mensagem sugere a existência de ovos falsos e arroz de plástico também produzidos na China.
A versão que vimos da história aponta para uma mensagem em espanhol: “CARNE FALSA HECHA EN CHINA!!!” (carne falsa feita na China). Assista ao vídeo que circula online:
CARNE FALSA HECHA EN CHINA!!! pic.twitter.com/27yT0kc4kz
— freddyzur (@freddyzur) July 14, 2024
Checagem
Para verificar a veracidade do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo mostra a produção de uma carne falsa na China? 2) A China produz algum tipo de carne falsa para ser consumida pelas pessoas? 3) As denúncias de ovos e arroz de plástico são reais?
O vídeo mostra a produção de uma carne falsa na China?
Não. Além do espanhol, a história circulou em outros idiomas. O France 24 desmentiu a fake news ao perceber alguns elementos do vídeo (como o logo de uma empresa). Uma pesquisa no YouTube por “rubber mixing process” revela que o vídeo mostra o processo de produção de borracha, especificamente da empresa Togo Hong Kong. A empresa confirmou que o vídeo mostra o processo de produção de borracha, e não de carne falsa.
A China produz algum tipo de carne falsa para ser consumida pelas pessoas?
Não há evidências que provem isso. Há sim a produção de carnes de origem não animal, tanto na China quanto em outros países, voltadas principalmente para veganos, mas isso é claramente indicado nos produtos.
Carnes de origem vegetal e produtos cultivados em laboratório são alternativas seguras e verificadas à carne convencional. Esses produtos são frequentemente rotulados e têm aprovação de órgãos reguladores. Qualquer coisa que vá para além de produtos certificados é crime.
As denúncias de ovos e arroz de plástico são reais?
Não. O Boatos.org já desmentiu as alegações de ovos e arroz de plástico. Esses produtos não são destinados ao consumo humano. A questão do ovo falso viralizou em 2019 e foi desmentida aqui e aqui. Já a teoria sobre arroz de plástico viralizou há alguns meses, quando o governo cogitou importar o produto.
Conclusão
Fake news ❌
A alegação de que o vídeo mostra a produção de carne falsa na China não procede. O vídeo, na verdade, mostra um processo de produção de borracha. Não há evidências de que a China produza carne falsa para consumo humano. As denúncias de ovos e arroz de plástico também foram desmentidas e não são destinadas ao consumo humano. Antes que esta história chegue ao Brasil a gente já está desmentindo.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).