Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo atribuído a exército da Venezuela se unindo com o povo não tem nada a ver com Nicolás Maduro

Vídeo atribuído a exército da Venezuela se unindo com o povo não tem nada a ver com Nicolás Maduro

Vídeo mostra exército da Venezuela se unindo com o povo contra Maduro, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Vídeo mostra o exército da Venezuela (e do Brasil) se unindo com o povo contra o governo de Nicolás Maduro.

Análise

A vitória de Nicolás Maduro com uma apuração suspeita está suscitando diversos protestos online e offline. Em meio a isso, um suposto vídeo da Venezuela está circulando na internet.

Na imagem, há uma grande multidão em torno de algumas outras pessoas em um cordão de isolamento. Junto ao vídeo, é dito que se trata do momento em que o exército da Venezuela se junto ao povo para tirar Maduro do poder. Há, ainda, algumas mensagens que apontam que o Exército Brasileiro também foi mandando para lá. Leia:

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

Versão 1: Caracas agora! Exército do Maduro se une ao povo e exige a renúncia do ditador! Impossível não se emocionar… Viva Venezuela! Versão 2:atenção – a pedido do PT tropas do exército brasileiro estão se deslocando para Venezuela a fim de apaziguar a situação caótica

Checagem

Os dois conteúdos não demoraram a circular na internet. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas: 1) É verdade que o exército da Venezuela se uniu ao lado do povo contra Maduro? 2) Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet? 3) O Exército Brasileiro foi para a Venezuela?

É verdade que o exército da Venezuela se uniu ao lado do povo contra Maduro?

Não. Não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação que aponte que o exército da Venezuela se reuniu para protestar e derrubar Nicolás Maduro. Pelo contrário: Maduro é aliado dos principais comandantes das forças armadas do país. Além disso, o vídeo nada tem a ver com a Venezuela.

Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet?

Se você for notar, o vídeo em questão tem uma bandeira da Espanha (e não da Venezuela) na parte inferior. Essa bandeira mostra que o vídeo não foi gravado na América do Sul. Como mostra esta imagem, o vídeo é, na realidade, da abertura da Festa de San Fermín (São Fermino), em Pamplona, na Espanha. A mesma que, por sinal, tem guerra de tomate e corrida com touros. Veja:

O Exército Brasileiro foi para a Venezuela?

Também não. Não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação que aponte que o Exército Brasileiro resolveu agir na Venezuela. Aliás, as próprias postagens (sejam a favor ou contra Maduro) são em tom jocoso.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o exército da Venezuela tenha se juntado com a população para se rebelar contra Nicolás Maduro. O vídeo que está viralizando é de outra situação e sequer tem a ver com o país sul-americano.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Marcações: