Boato – Vídeo mostra exilados da Venezuela voltando de barco para o país para votar contra Nicolás Maduro na eleição presidencial.
Análise
As eleições de 2024 na Venezuela têm tido repercussão no mundo todo por causa da possibilidade real de uma derrota de Nicolás Maduro. Neste sentido, opositores estão compartilhando um vídeo que seria de pessoas retornando ao país para votar contra o atual presidente.
Na descrição do conteúdo (que mostra barcos com bandeiras da Venezuela), é dito que está ocorrendo uma mobilização de exilados que estão proibidos de voltar ao país por fronteira terrestre. Leia:
Últimas notícias — Venezuela, Lago Maracaibo: os exilados venezuelanos que o chavismo não permite entrar pela fronteira com a Colômbia, para que não votem contra o ditador Nicolás Maduro, entram como podem em barcos a motor pelo Lago Maracaibo. Eleições em 12 horas.
Checagem
No momento da produção deste conteúdo, ainda não sabemos do resultado das eleições. Independentemente disso, o fato é que o conteúdo se espalhou e merece ser checado. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) É verdade que o vídeo mostra exilados voltando à Venezuela de barco para votar contra Maduro? 2) Qual é o contexto do vídeo que mostra pessoas com bandeiras da Venezuela em barcos? 3) Houve algum tipo de impedimento para que pessoas voltassem à Venezuela?
É verdade que o vídeo mostra exilados voltando à Venezuela de barco para votar contra Maduro?
Não. Para fazer a checagem do conteúdo, resolvemos buscar pelo contexto do vídeo que está circulando na internet e também por artigos de checagem de países em espanhol (língua na qual o boato circulou com mais força). Não demorou para encontrarmos desmentidos de sites como o Colombia Check e Es Paja (da Venezuela) e, ainda, a página Cazadores de Fake News (também da Venezuela).
Qual é o contexto do vídeo que mostra pessoas com bandeiras da Venezuela em barcos?
Os sites apontaram que, na realidade, o vídeo é de grupos de apoiadores (e não opositores) de Nicolás Maduro em um comício. Os apoiadores se dirigiam pelo Lago de Maracaibo para o encerramento da campanha. O próprio Cazadores de Fake News postou os vídeos no contexto original:
#LaHoraDeVenezuela | No es cierto que en este video aparecen venezolanos que entraron por el Lago de Maracaibo porque no pudieron cruzar por la frontera
El video fue grabado el 25 de julio en el contexto del cierre de campaña en Maracaibo del candidato Nicolás Maduro.
Las… https://t.co/x2pCVXFuHM pic.twitter.com/3ISDvJRyMs
— Cazadores de Fake News (@cazamosfakenews) July 27, 2024
Houve algum tipo de impedimento para que pessoas voltassem ao país?
Sim. Na realidade, o governo de Nicolás Maduro anunciou “para segurança do país”, o fechamento das fronteiras da Venezuela no dia 26 de julho (dois dias antes do pleito no país). Ou seja: se havia alguém que queria voltar no dia das eleições, não seria o melhor caminho.
Conclusão
Fake news ❌
O vídeo que está circulando na internet não mostra pessoas voltando de barco para votar contra Nicolás Maduro na Venezuela. O vídeo é de outro contexto e a história é mais uma fake news que circula online.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).