Boato – Após a morte do brasileiro Marco Archer, condenado à morte por tráfico de drogas na Indonésia, o governo brasileiro decretou luto oficial de três dias.
Um dos assuntos mais comentados do início do ano de 2015 foi a morte do brasileiro Marco Archer na Indonésio. Archer havia sido preso no ano de 2003 no país asiático por porte de 13,4 Kg de cocaína e foi condenado à morte no país. Nem mesmo os apelos da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula evitaram a execução de Marco Archer no dia 18 de janeiro de 2015.
Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos
Logo após a morte do brasileiro, começou a surgir uma informação de que o governo teria decretado luto oficial de três dias pela morte. De acordo com um texto, publicado no site “Vídeos Virais da Net”, Dilma estaria indignada e teria “declarado” o luto pela morte dele. Leia o texto:
URGENTE!!! Dilma declara luto oficial de 3 dias após morte de traficante Brasileiro!!!
O Brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado a morte por trafico de drogas na Indonésia foi executado agora pouco as 15 horas horário de brasília, mesmo com todo o apelo do Itamaraty e da Presidente Dilma Rousseff que se empenhou pessoalmente em tentar livrar o Brasileiro traficante de ser executado na indonésia, não obtiveram sucessos, o brasileiro tinha 53 anos e estava preso a mais de 10 anos apos ter desembarcado com cocaína dentro de uma asa denta na indonésia, la as leis contra traficantes é severas e a pena para quem comete esse crime é o fuzilamento, o assunto ganhou bastante repercussão na mídia aqui no Brasil e logo apos ficar sabendo que realmente o traficante Brasileiro havia sido executado a Presidente Dilma Rousseff declarou que o Brasil estava muito triste pois um cidadão de nosso pais não teve direito a se defender e nem um julgamento justo e declarou que o Brasil esta de luto, declarando oficialmente luto por 3 dias
…
A informação se espalhou como rastilho de pólvora. Mas, apesar de realmente o governo brasileiro ter se declarado desfavorável à decisão da Indonésia (houve inclusive a declaração de que o caso ocasionou uma sombra na relação entre os países), a história é falsa.
O primeiro fato que aponta que a história é falsa está na fonte da informação. O site citado acima é famoso por “pérolas” falsas que circulam na web. Uma delas é a história de uma mulher com vermes na barriga. Outra seria a divulgação das imagens da própria execução de Marco Archer. Tudo falso.
Procurando uma fonte oficial para saber se houve luto ou não, acessamos o site do Planalto. Sobre o caso, foi divulgado que Dilma estava consternada pela morte do brasileiro e iria se reunir com o cônsul da Indonésia. Sobre luto oficial, nada.
Resumindo: com todas essas informações, podemos afirmar que o governo brasileiro não decretou luto oficial pela morte de Marco Archer na Indonésia. Tudo não passa de uma notícia falsa para alguns sites ganharam cliques.
PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora Renata Reis. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.