Boato – Um furacão de dimensões catastróficas estaria próximo de atingir o Brasil. De acordo com o IBRAIM, há 85% de o Brasil ser atingido pelo fenômeno.
Sites de notícias falsas (e humor) fazem sucesso em redes sociais. Justamente por escrever “notícias” inverossímeis é que acabam sendo compartilhados e “curtidos”. O boato de hoje surgiu justamente em um desses sites. A mensagem fala da possibilidade de o Brasil ser atingido por um furacão de proporções catastróficas.
De acordo com o texto, que pode ser lido aqui, o “IMBRAIM (Instituto de Meteorologista Brasileiro Associado Internamente)” apontou que existe 85% de chances de um furacão passar pelo Brasil nesta semana.
Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos
O furacão seria 10 vezes mais forte do que o Katrina (que passou pelos EUA em 2005). Por fim, um alerta: o furacão chegaria só acompanhado de chuva. Ou seja, o alerta é se chover, o furacão poderá aparecer. Que medo, não?
Porém, antes de se apavorar, saiba que tudo é mentira. Primeiramente, o tal de IBRAIM não existe. O segundo fato é que furacões não estão relacionados com chuva. Além disso, a foto usada na matéria falsa nem é de um furacão. É de um ciclone. Por fim, a própria fonte de notícias se descreve como “Não acredite em tudo que você lê por ai. Este é um site de humor que publica notícias que deveriam ser verdade, ou não”.
Alguns institutos de meteorologia trataram de desmentir o boato rapidamente. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deixou uma mensagem bem clara na página inicial: Nota sobre esclarecimento sobre o furacão no Brasil. Em virtude da notícia alarmista, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que NÃO existe furacão em desenvolvimento no Atlântico Sul.
O Climatempo também falou sobre o assunto em um vídeo, que pode ser acessado aqui. Por fim, o jornal a Hora de Santa Catarina também apontou que tudo não passa de um boato. Ou seja, não se apavore. Pelo menos por enquanto, não haverá furacão no Brasil.