Na terceira parte da nossa retrospectiva, Carol Lira lista as cinco checagens mais impactantes no Boatos.org em 2020. Lista tem “chip da Covid”, “cura do câncer” e “doença de Putin”.
Este foi um ano atípico, que será marcado e lembrado como o ano do coronavírus, mas nem só de coronavírus viveu o brasileiro em 2020. Disputas políticas, auxílio emergencial, queimadas, eleições e a guerra da vacina. Esses foram alguns dos fatos que geraram muita repercussão e, por esse motivo, também inúmeros boatos.
2020 exigiu de nós muita resiliência e ânimo, e não poupou nem os caçadores de boatos. Entre imagens e vídeos fora de contexto, curas “milagrosas” e informações falsas, que questionavam o desenvolvimento das vacinas, máscaras e o isolamento social, o que não faltou neste ano interminável foram boatos. Confira na lista os cinco boatos que mais me impactaram em 2020 e aproveite para reler as pérolas deste ano que quase não chega ao fim.
Confira a retrospectiva completa
Confira o “top 2” de Carol Lira em vídeo:
5) Receita de mandioca crua ralada cura todo tipo de câncer #boato
É claro que um dos clássicos do mundo dos boatos não poderia ficar de fora da nossa contagem, especialmente, por ser um tema perigoso. Nessa fake news, a receita era simples: mandioca crua cura o câncer. Segundo a publicação, a mandioca é capaz de curar qualquer tipo de câncer. A indicação era que o paciente consumisse o “suco” da mandioca todos os dias, de manhã e à noite. Assim como em todos os casos, que já apareceram nas páginas do Boatos.org, não existe um remédio milagroso capaz de curar o câncer.
Isso porque o câncer não é uma doença simples e existem diversos tipos que podem surgir em diferentes partes do corpo, mais ou menos agressivos. Cada organismo reage de maneira diferente e, por isso, recebe um tratamento específico. Além disso, o uso da mandioca crua (em alguns casos) pode ser tóxica, o que torna a receita um tanto perigosa. Para saber mais, clique no link.
4) Morcegos, serpentes e cachorros são comercializados em feira na China, mostram fotos #boato
A cidade de Wuhan, na China, entrou para a história em 2020 por ser conhecida como o primeiro epicentro do novo coronavírus. Em pouco tempo, os boatos que culpavam os hábitos alimentares dos chineses tomou conta das redes sociais. Nessa fake news, em específico, a história afirmava que os animais comercializados em uma feira a céu aberto na China eram responsáveis pela origem do coronavírus.
A história viralizou junto com imagens e vídeos de animais (morcegos, cobras, ratos e cachorros) sendo abatidos e também com base na hipótese (ainda não confirmada) de que o vírus teve origem em animais silvestres, como o morcego. Contudo, descobrimos que as imagens foram registradas bem antes do surgimento do vírus. Para saber mais, clique no link.
3) Choveu na Austrália hoje, incêndios foram apagados e bombeiros comemoraram #boato
O ano começou com incêndios florestais sem precedentes na Austrália. A notícia gerou muita repercussão e, por esse mesmo motivo, diversos boatos. Um deles apontava para um vídeo que descrevia uma situação rara na região: chuva. No vídeo, bombeiros celebravam a chegada da chuva que daria uma trégua na série de queimadas. As imagens fizeram sucesso e deixaram muita gente aliviada. Mas, diferente do que afirmava o texto, a chuva não era de “hoje” e o vídeo fazia parte de um episódio que aconteceu em 25 de novembro de 2019. Para saber mais, clique no link.
2) Vladimir Putin está com mal de Parkinson e vai deixar governo da Rússia #boato
No segundo lugar, uma notícia que sacudiu os bastidores da política na Rússia. O boato que repercutiu, inclusive, em sites de notícias afirmava que o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, renunciaria à presidência da Rússia por problemas de saúde e sintomas de Parkinson. A publicação também afirmava que a namorada de Putin, Alina Kabaeva, e as duas filhas do chefe de Estado tentavam convencê-lo da decisão, que seria anunciada em janeiro de 2021. O boato fez muita gente se perguntar se seria esse o fim da presidência vitalícia de Putin. A resposta veio do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que negou a informação e garantiu que o líder russo está bem de saúde. Para saber mais, clique no link.
1) OMS e China vão criar passaporte de imunidade para Covid-19 com certificado digital na mão das pessoas #boato
As mentes brilhantes da internet sabem como ninguém transformar qualquer coisa em um grande boato. Nosso primeiríssimo lugar é a prova disso. Nas redes sociais, uma história que dizia que a OMS e a China criaram o passaporte de imunidade para Covid-19 com certificado digital na mão das pessoas deu o que falar. A publicação apontava que as pessoas só poderiam viajar se apresentassem imunidade contra o novo coronavírus e que o dispositivo implantado teria o histórico de vacinas do sujeito e que, no futuro, seria utilizado como cartão de débito e crédito e para identificação e controle das pessoas.
Porém, a própria OMS já havia descartado essa possibilidade. Na época, o órgão afirmou que não havia evidências de que as pessoas que se recuperaram da Covid-19 e tenham anticorpos estejam protegidas de uma segunda infecção. E tem mais: essa história de certificado digital e controle de pessoas já é velha no Boatos.org. Em resumo: um mix de teorias conspiratórias e informações descontextualizadas, que (quase) fizeram um grande estrago. Para saber mais, clique no link.