Saiba quais histórias falsas na internet deram mais o que falar mês a mês no ano de 2014. Texto faz parte da retrospectiva do Boatos.org
O ano de 2014 está acabando e os jornalistas do Boatos.org já escolheram quais foram os seus textos prediletos no ano de 2014. Se vocês não viu, vale acessar o link das histórias que foram destaque no ano pela escolha da nossa redação. Vale também assistir o vídeo abaixo.
Porém, algumas histórias que marcaram o ano ficaram esquecidas na nossa lista. Para fazer justiça com muitas histórias que deram o que falar no ano de 2014, estamos fazendo uma linha do tempo para mostrar o que foi destaque em cada mês do ano. Confere aí:
Janeiro – O acidente na montanha russa
No início do ano, o Boatos.org ainda era um “bebê” de seis meses. Sem ser atualizado diariamente, a página não tinha a audiência que teve em meses seguintes. Porém, uma história que circulou na web ajudou o site a ser mais visto na web. Quase no final do mês, um link que dizia ser de um vídeo de um acidente de montanha russa nos EUA viralizou na web. E esse foi o texto que mais bombou no primeiro mês do ano.
Fevereiro – A história da Bolsa-Prostituição
Em fevereiro, uma equipe de colaboradores começou a escrever para o site e ele passou a ser diário. Porém, o texto que mais bombou no mês foi uma história escrita em 2013 e que voltou a circular: um texto apontava que o Senado havia aprovado uma bolsa de R$ 2 mil para prostitutas. A história era de um site de notícias falsas e o Boatos.org desmentiu a balela.
Março – Filho do Lula é dono da Friboi
Em março, o início da campanha publicitária da Friboi fez com que boatos sobre a empresa circulasse na internet. Um boato que falava que o filho do dono da empresa, que tinha 13 anos, estava namorando uma personal trainer de 30. Esse foi o segundo texto mais bombado do mês. O primeiro foi uma história que já havia sido publicada no Boatos.org e que diz a empresa pertence ao filho do ex-presidente Lula.
Abril – Michael Jackson não morreu
Em abril, uma história que foi divulgada pela TV foi a que mais bombou no mês. Um sujeito apareceu no Programa Balanço Geral, da TV Record, e disse que tinha provas que Michael Jackson estava vivo. Mas claro, a história não tinha nem pé nem cabeça.
Maio – Criança prevê tragédia na Copa e morre
Em maio, o clima de Copa do Mundo começou a tomar o país. E isso começou a influenciar a boataria na web. E, no mês anterior ao Mundial, uma história sem pé nem cabeça fez sucesso. Ela era bem elementar: dizia que uma menina de seis anos previu que uma tragédia aconteceria na Copa. Três dias depois, morreu. Relembre a história que, claro, é falsa.
Junho – O boato da Bolsa-Prostituição
Apesar de junho ser o mês do início da Copa do Mundo, mais uma vez o boato da Bolsa Prostituição foi o de maior destaque. A história voltou a ter destaque na web e, desta vez, até o próprio Senado teve que desmentir a história.
Julho – Brasil entregou a Copa para a Alemanha
Em julho, rolou o boato que também acabou sendo o texto mais acessado do ano no Boatos.org. Depois da derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha, começou a surgir na internet um texto que falava que o Brasil teria entregado a Copa para os europeus. A história tinha um enredo digno de filme de espionagem, mas era velha. O mesmo texto sempre é usado em eventos esportivos.
Agosto – Pastor Everaldo solta pum em entrevista ao vivo
Após a Copa, o assunto que dominou a web foi as eleições. E, apesar de o mês ter o acidente trágico com Eduardo Campos, o texto mais lido do mês foi do suposto pum do candidato Pastor Everaldo durante entrevista no Jornal Nacional. O vídeo era uma piada (muito engraçada, por sinal), mas muita gente acreditou que era verdadeiro.
Setembro – Vídeo flagra Viviane Araújo transando na rua
Com a campanha eleitoral pegando fogo, o texto mais visto de setembro não foi nem de Dilma, nem de Aécio e tampouco de Marina. A história que mais deu o que falar foi a do suposto vídeo de sexo da atriz Viviane Araújo na rua. Tempos depois do vídeo circular na web, descobriu-se que não era ela no vídeo.
Outubro – Aécio agrediu ex-namorada em 2009
Em outubro, a guerra entre Dilma e Aécio ferveu na web. E o texto que mais foi visto no mês foi a da história de que o candidato do PSDB teria agredido a esposa Letícia Weber durante uma festa em 2009. A história, mal explicada, mas sem prova alguma, causou polêmica no Boatos.org.
Novembro – Avião vai cair na Avenida Paulista no dia 26 de novembro
Passadas as eleições, parecem que os boatos na internet deram uma folga. Mas um evento previsto para o dia 26 deu o que falar. Era uma previsão do vidente Jucelino da Luz dizendo que um avião cairia na Avenida Paulista, em São Paulo. Muita gente acreditou na história, mas o Boatos.org já sabia que nenhum avião iria cair por lá.
Dezembro – Papa Francisco diz que Adão e Eva não existem
No último mês do ano, a coisa foi bem parada. Tanto que o texto que mais bombou no Boatos.org foi uma história antiga que apontava para uma declaração do Papa Francisco em relação à existência de Adão e Eva. A declaração, claro, é falsa.
É isso aí gente. 2015 está aí. E se aparecer mais boatos na internet, a gente está aqui para desmentir.