Boato – Os deputados Marco Feliciano (PSC-SP) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) arquitetando o golpe contra Dilma para salvar Cunha vazou na internet.
O dia deve estar sendo maravilhoso para os deputados Marco Feliciano (PSC-SP) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Eles viram o processo de impeachment contra Dilma ser aprovado na Câmara dos Deputados, tiveram tempo para mostrarem ao Brasil “o que pensam” na hora de votar e ainda vão ter um boato desmentido.
Pois é. Circula na internet um áudio em que Marco Feliciano e Jair Bolsonaro estariam tramando o impeachment de Dilma. O áudio aponta quais seriam os caminhos para derrubar a presidente e salvar Cunha. Escute e leia:
Pro próximo mandato, se precisar de um cabo eleitoral eu tô aqui. Eu não ajudo muito não, os gays não vão votar em você. De repente em uma articulação, o Cunha mostrou que é um ótimo jogador de xadrez. Cunha pode ter um milhão de defeitos, mas pra mim é um gênio. Um gênio da política. Poderia ser quase um Messias, mas Messias só tem um. Jair Messias Bolsonaro. O Cunha para nós é uma luz no fim do túnel que a gente não imaginou que iria acontecer. Mandei hoje uma mensagem para o Cunha dizendo que o STF foi uma resposta para a população. Hoje o Supremo assinou embaixo. Hoje o que nos deu foi um presente. Pega esse rito, que deve ser o do Hélio Bicudo e leve para a Câmara. Leve para a votação: 342 votos, vamos pedir isso. Ele me disse, calma. O Cunha é frio. Todo gênio é muito frio. Então na minha mira está o Picciani. Seria redundância dizer que Dilma estava na mira. Que o PT está na nossa mira e que Janot está na nossa mira. Só interessa ao PT a queda de Eduardo Cunha. Se amanhã o TCU não aprovar as contas da Dilma, pode colocar em votação na Câmara. Fui rápido Bolsonaro?
Você está certo. Se eu fosse o Eduardo Cunha, num momento oportuno, rejeitaria todos os pedidos. Um é meu. Pode ter certeza que eu entraria com recurso no Plenário. Em vez de 342 votos, precisaria de maioria simples com 257. Aí iríamos para o Plenário por pressão da sociedade. Olha aí o Jean Wylly achando que vai desgastar vocês com esta bobagem do crime de ódio para vocês não trabalharem favorável ao meu requerimento. Para que o Plenário abra e tenha uma pressão para que se crie uma Comissão especial do impeachment. Vai precisar de metade mais um dos votos.
…
Mas ele não deve se entregar. Temos uma equipe muito boa para blindar o Eduardo. Só interessa ao PT a queda de Eduardo Cunha.
Feliciano e Bolsonaro tiveram áudio vazado?
O áudio deixa claro que eles querem livrar a cara de Cunha e que Dilma seria só um caminho. Só há um problema nisso. O áudio foi montado. Na realidade, foi pego o conteúdo de um bate-papo sobre o impeachment e foram feitas algumas edições para se criar frases. Filho de Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) desmentiu a informação neste vídeo.
Se você tiver curiosidade (e paciência) pode assistir ao hangout completo aqui. De fato, dá para ver que algumas falas (apesar de ser clara a simpatia de Feliciano por Cunha, por exemplo) foram tiradas de contexto.
Resumindo: não vazou áudio entre Feliciano e Bolsonaro. O que aconteceu foi uma edição de um bate-papo público entre os dois e outros defensores da direita.
PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Amanda Mesquita. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.